0

QUINTAS NO 7: AULA DE REPRODU??O/SEXO E SEXUALIDADE

 

Para refor?ar o assunto dado em sala de aula sobre reprodu??o, o 7Cine orientou os alunos sobre sexo e sexualidade.

Alguns sabem a import?ncia da orienta??o e conversa??o sobre sexo e sexualidade com crian?as que est?o pr?ximas de chegar na fase da pr?- adolesc?ncia e adolesc?ncia, onde geralmente come?am a florescer as primeiras curiosidades, vergonhas, medos, questionamentos e confus?es sobre si mesmo, seu corpo e seus relacionamentos, outros ainda est?o envoltos no tabu que o tema gera desde os prim?rdios, resultado da educa??o conservadora e machista dos nossos antepassados. No entanto, ? preciso desmistificar os preconceitos que circundam o assunto, dessa forma, as orienta??es necess?rias sobre respeito, preven??es, aceita??o de si e do pr?ximo podem ser iniciadas sem gerar desconfortos e conflitos nas crian?as.

? necess?rio fazer com que o tema seja discutido de forma natural e respeitosa, al?m de desconstruir em algumas cabe?as a ideia de que se trata de algo que “n?o se deve falar a respeito”, porque ? por meio desse di?logo que vamos educar nossas crian?as sobre os cuidados essenciais de preven??o, por exemplo.

Hoje, o 7Cine refor?ou o assunto dado em sala de aula sobre reprodu??o com a exibi??o do DVD “Sexualidade n?o tem idade” da Cole??o Sexo e Sexualidade para crian?as, partindo tamb?m da necessidade dos alunos de aprender e tirar suas d?vidas a respeito. As quest?es escolhidas pela professora Josiane Ten?rio foram: Que confus?o – Por que ? t?o dif?cil falar sobre sexo?, Sexo e Sexualidade – Que bicho ? esse?, Puberdade – De lagarta ? borboleta, Nem t?o Rosa, nem t?o Azul – Ser menino e Ser menina, Adolesc?ncia – Feliz…Idade, Aparelho Reprodutor – Algumas diferen?as e muitas semelhan?as.

A problem?tica sobre os objetos, as cores e as brincadeiras serem destinadas ? determinados g?neros tamb?m foi discutida e esclarecida, desfabulando o que deve e o que n?o deve ser consumido ou praticado por meninos e meninas, como: “Azul ? cor de menino”, “Rosa ? cor de menina”, “Menino n?o pode brincar de boneca”, “Menino n?o pode brincar de carrinho”, etc.

A aula foi produtiva, os estudantes interagiram e reagiram bem com o debate, al?m de terem escrito perguntas e depositado numa caixinha para serem respondidas e debatidas em conjunto.

Confira algumas fotos:

 

Fotos: Kamila Ata?de (SETE-PCR)

 

Tags:  

Deixe um Comentáro