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RELA??O ENTRE CINEMA E EDUCA??O

Texto por: Gabriela E. Possolli Vesce

O cinema constitui-se em um dos variados modos de express?o cultural da sociedade industrial e tecnol?gica contempor?nea. A rela??o entre cinema e educa??o, seja no contexto da educa??o escolar ou da educa??o informal, ? parte da pr?pria hist?ria do cinema. Desde os prim?rdios das produ??es cinematogr?ficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instru??o, educa??o e reflex?o humanas.

Cabe ressaltar que a rela??o entre cinema e conhecimento excede o campo da educa??o formal. O cinema em rela??o ao conhecimento pode ser localizado no campo da imagem e da edi??o das imagens, em primeiro lugar, mas tamb?m envolvendo outros elementos como o som. Considerando-se a variedade de saberes apresentados nos filmes, ? poss?vel transcender a simples utiliza??o do cinema como est?mulo audiovisual ou como uma ilustra??o da realidade. Deve-se trazer para o campo da educa??o e da did?tica a reflex?o e a investiga??o sobre como os filmes, as imagens e os est?mulos audiovisuais educam as pessoas e influenciam seu imagin?rio. Para isso deve-se partir de uma an?lise sob um enfoque s?cio-cultural para se construir uma did?tica que identifique e discuta as quest?es ideol?gicas e mercadol?gicas que envolvem produ??es culturais como o cinema.

A utiliza??o do cinema como ve?culo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, hist?ricos, liter?rios e pol?ticos, proporcionando uma vis?o integral do cinema enquanto m?dia educativa. A inser??o de novas estrat?gias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem ? primordial para a inova??o pedag?gica e a adequa??o ?s mudan?as sociais com a finalidade de proporcionar uma forma??o integral aos cidad?os. Nesse contexto o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio de contribui para a mudan?a social. Ao ser percebido como uma m?dia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora.

Para haver sinergia entre cinema e educa??o deve-se realizar uma an?lise correta da mensagem cinematogr?fica aliada ao contexto educativo. O professor deve auxiliar o aluno funcionando como elo entre o que o cinema proporciona e o conjunto de conhecimentos a serem constru?dos na rela??o de aprendizagem.

? comum alguns educadores denominarem “educativo” apenas os filmes cuja tem?tica tem rela??o direta com os conte?dos e capacidades desenvolvidas no contexto escolar, considerando importante que tenham inten??es formativas e did?ticas bem definidas. Tamb?m ? comum a utiliza??o do termo “filme educativo” relacionado a filmes instrucionais, que tem a finalidade de assessorar ou suprir parcial ou totalmente a fun??o desempenhada pelo professor. Essas duas situa??es constituem um reducionismo que limita a utiliza??o do cinema como instrumento did?tico-pedag?gico. Qualquer filme retrata o pensamento e a cria??o humana em um determinado modelo social e momento hist?rico, e portanto, educa a quem o assiste, gerando uma reflex?o e uma impress?o sobre o mundo.

O cinema, enquanto m?dia educativa possui grande potencial pedag?gico uma vez que ? muito mais f?cil, tanto para uma crian?a, quanto para um adulto, absorver informa??es advindas de est?mulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explana??o, podendo servir tanto para expor conte?dos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experi?ncias.

Fonte: InfoEscola

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