Programação e Robótica
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A Prefeitura do Recife tornou-se a primeira do Brasil a levar a tecnologia dos robôs a todas as séries de sua rede de ensino, desde 2014.
Professores e professoras passam por uma formação para aplicar a robótica educacional em suas atividades com os estudantes, através dos clubes extracurriculares. No entanto, a robótica também se tornou uma disciplina nas cinco primeiras Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI) da rede.
A aplicação da robótica nas salas acontecem sob a seguinte estrutura:
1- Conectar: Fase de introdução da atividade. É lançada uma tarefa para os estudantes e é feito todo o embasamento que dará espaço para a imaginação a ser usada na execução da atividade.
2- Construir: Por meio dos blocos LEGO, são construídos objetos que serão a base para os próximos passos da atividade. É a hora de usar a criatividade e o conhecimento do próprio estudante para construir soluções.
3- Analisar: Compartilha-se o que foi construído e aprendido.
4- Continuar: Com os novos conhecimentos, é introduzida uma nova tarefa que dá continuidade à atividade. Neste momento, os estudantes podem explorar aquilo que foi aprendido, estimulando o pensamento crítico.
As atividades estimulam a criatividade e o trabalho em equipe e proporcionam a possibilidade dos estudantes se apropriarem do conhecimento e conteúdo de forma lúdica e criativa.





“O que eu aprendi no clube de programação foram vários conceitos, aprendi como programar, como na área de programação do EV3. No clube de programação, encontrei um grupo de pessoas incríveis, todas compartilhando do mesmo gosto pela tecnologia e pela criação. Aprendemos juntos, trabalhamos em equipe e enfrentamos desafios que pareciam impossíveis no início. É uma sensação indescritível ver um robô que você ajudou a construir, ganhar vida e realizar tarefas complexas. Além do aspecto técnico, o clube também me proporcionou um ambiente de apoio e amizade. Encontrei amigos que entendem meu entusiasmo por circuitos e algoritmos, e juntos exploramos novas ideias e soluções. Não há nada como compartilhar o triunfo de um projeto bem-sucedido com pessoas que você admira, além disso o clube também me ajudou a melhorar em outras áreas. Minha capacidade de resolver problemas melhorou muito, e agora eu consigo pensar de forma mais lógica e organizada.”
(João Pedro, estudante da EMTI Maria
de Sampaio Lucena)


“Robótica é algo muito bom, porque eu acho que ter acesso livre às tecnologias, robôs, é muito incrível, então eu me apeguei muito ao clube de robótica, às pessoas que vivem dentro desse clube. Eu acho que participar da Robótica é algo que sempre vai ficar marcado na minha vida, porque quando a coisa é boa a gente faz com vontade e isso que eu tenho feito! Participar da OBR, quebrar a cabeça pra montar um robô, pra fazer uma programação é algo muito prazeroso. Acho que participar da robótica é extremamente necessário e sensacional!
(Emilly Beatriz, estudante da EMTI Antônio Heráclio do Rêgo)
