Curso Reflexões e Práticas Inclusivas

Os participantes que cumprirem a carga horária e obtiverem aproveitamento nas atividades avaliativas dos cursos receberão automaticamente o certificado digital emitido pela Secretaria de Educação do Recife, por meio da plataforma da UniRec. A certificação é individual por curso, conforme carga horária informada na plataforma.

Cursos online e gratuitos com temáticas sobre Educação Inclusiva, abordando aspectos legais, pedagógicos e práticos. Voltados para a formação da comunidade escolar, promovem reflexão e ação para uma escola mais acessível e justa.

Carga Horária

Ementa

Objetivos

Metodologia

Público-alvo

Conteúdo do curso

Carga Horária

Variável

Variável, de acordo com o curso escolhido, com opções entre 8h, 10h, 12h, 16h, 24h, 32h e até 34h.

Ementa

A Educação Inclusiva deve estar presente em todas as modalidades da educação básica, promovendo o direito à aprendizagem e à convivência com as diferenças. Os cursos oferecem fundamentos teóricos e práticos sobre inclusão de estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, com foco no apoio à atuação de educadores, gestores, familiares e demais agentes da comunidade escolar. As ementas específicas de cada curso estão disponíveis na plataforma UniRec.

Objetivos

  • Promover reflexões sobre o direito à inclusão educacional;

  • Apoiar o trabalho de professores da sala regular e do AEE, familiares e demais envolvidos;

  • Orientar práticas pedagógicas inclusivas e respeitosas à diversidade;

  • Fortalecer o compromisso da rede com a equidade e a justiça educacional.

Metodologia

Os cursos são realizados de forma totalmente online, por meio da plataforma UniRec. Cada curso é autoinstrucional, com conteúdos organizados em módulos, recursos interativos, linguagem acessível, avaliações online e material de apoio. O cursista estuda no seu próprio ritmo, dentro do período estipulado para cada turma.

Público-alvo

Toda a comunidade escolar:

  • Professores da sala regular;

  • Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE);

  • Professores multiplicadores, bilíngues para surdos, dos espaços de leitura;

  • Gestores, coordenadores pedagógicos, vice-gestores;

  • ADIs, AADEEs, professores em formação (FTP);

Familiares de estudantes e demais interessados.

Conteúdo do curso

A formação está organizada em 26 cursos temáticos, com foco em áreas como:

  • Fundamentos da Educação Inclusiva

  • Educação Infantil e Currículo Inclusivo

  • Práticas do Professor da Sala Regular e do AEE

  • Tecnologias Assistivas e Salas de Recursos Multifuncionais

  • Inclusão e Psicomotricidade, Cognição, Estimulação

  • Educação Física, Transtornos, TEA, Altas Habilidades

  • Deficiências Física, Intelectual, Visual, Auditiva

  • Inclusão do Estudante Surdo, com Microcefalia ou Paralisia Cerebral

  • Cursos integrados com abordagens combinadas e aprofundadas
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