O nome das coisas
Olá, Professores!
Nesta proposta de atividade, o estudante assistirá ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=y92Y9_hkIqE que fala um pouco sobre o nome das coisas e explica que só as pessoas têm sobrenome. Também foi solicitado ao estudante responder às questões abaixo.
- Escrever o nome completo, circular o nome e, depois, pintar o sobrenome.
- Contar quantas palavras há no nome completo.
- Dizer se gosta do nome e quem o escolheu.
- Se ele não tivesse esse nome, qual nome gostaria de ter?
- Pegar uma folha de papel e escrever o nome bem grande. Desenhar, ao lado do nome, o rosto. Pintar bem bonito e expor no lugar da casa que mais goste.
No quadro abaixo, estão presentes os Conteúdos e os Direitos de Aprendizagem presentes nesta atividade.
História |
História – Direitos de Aprendizagem Reconhecer as identidades sociais; Reconhecer-se como indivíduo dentro de suas relações com o sentimento de pertencimento a grupos étnicos, geracionais, religiosos e de gênero. |
História – Conteúdo: Construção das identidades: Nome e sobrenome. |
Língua Portuguesa |
LP – Direitos de Aprendizagem |
Ler e escrever, com certa autonomia; Participar de situações de fala e escuta de textos orais, destinados à reflexão; Escrever para veicular conceitos e informações; Apropriar-se das convenções da Língua Portuguesa; Exercitar a escuta; Ler e compreender textos que atendam a diferentes finalidades. |
LP – Conteúdos: Princípios básicos do sistema de escrita alfabética; Clareza, objetividade e coerência; Concordância nominal e concordância verbal; Escrita do nome. |
Artes |
Artes – Direito de Aprendizagem |
Fazer leituras, formal e simbólica, de imagens da natureza. |
Artes – Conteúdos: Representações nas Artes Visuais; Produção artística em desenho. |