Ideias para atividades inclusivas

Olá!

Sabemos que o trabalho de elaborar uma atividade realmente inclusiva é bastante complexa, pois envolve não apenas o conhecimento técnico para fazer a adaptação adequada, como também o conhecimento das potencialidades e limitações de cada estudante individualmente. Por isso, a Gerência de Educação Especial acredita que é essencial a parceria com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala regular comum, os quais convivem e conhecem de perto seus estudantes a fim de que estes sejam contemplados pelas propostas pedagógicas da unidade educacional.

No post, trazemos alguns exemplos de atividades inclusivas para servir de inspiração para o nosso trabalho. Sabemos que nenhuma dessas atividades pode ser direcionada ao público-alvo da Educação Especial sem antes considerar o plano de desenvolvimento individual de cada aluno, mas podemos aprender com as boas ideias e experiências de quem também realiza esse trabalho.

Nas fichas abaixo, percebemos o cuidado em elaborar questões objetivas, que respeitam algumas barreiras cognitivas (escolhas simples),  visuais (fonte ampliada e sem serifa), que permitem respostas com o uso de comunicação alternativa e interferências com objetos concretos, e que podem ser realizadas com ou sem ajuda por todos os estudantes.

Reforçamos que continuaremos usando este canal para disponibilizar mais materiais de apoio e um Manual de orientações básicas para elaboração de atividades na perspectiva de Educação Especial Inclusiva que está sendo cuidadosamente elaborado pela GEE.

Até breve!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support