Atividade – Hora da História!
Olá, Professores!
Nessa proposta de atividade, trouxemos a história “As famílias do mundinho”, escrita por Ingrid Bisemeyer e contada pelas professoras Andrezza Carla e Isabela Silva em libras. O vídeo dessa história está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=l3r3Y6LJ73w
Depois, solicitamos ao estudante responder às questões a seguir.
- As famílias do mundinho eram todas iguais? Como elas eram?
- Na história aparece alguma família que se parece com a sua? Qual a família?
- Como você acha que seria o mundinho, se todas as famílias fossem iguais?
- Agora, você vai desenhar a sua família em uma folha de papel ofício ou numa folha do seu caderno. Não esqueça de colorir!
- Por fim, você vai escrever um pouco sobre a sua família. Como ela é: grande ou pequenina, silenciosa ou barulhenta? Coloque tudo o que você achar interessante sobre ela.
No quadro abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e Conteúdos relacionados nesta atividade.
Língua Portuguesa |
LP – Direitos de Aprendizagem |
– Ler e escrever, com certa autonomia; – Participar de situações de fala e escuta de textos orais, destinados à reflexão; – Escrever, para veicular conceitos e informações; – Apropriar-se das convenções da Língua Portuguesa; – Exercitar a escuta; – Ler e compreender textos que atendam a diferentes finalidades. |
LP – Conteúdos: – Princípios básicos do sistema de escrita alfabética; – Clareza, objetividade e coerência; – Concordância nominal na escrita de pequenos textos; – Relato de experiência pessoal. |
Arte |
Arte – Direitos de Aprendizagem |
– Fazer leituras, formal e simbólica, de imagens do cotidiano, da natureza, da arte, de diferentes estéticas, de produtores(as) de diversas localidades e culturas; – Produzir desenho de acordo com a temática em questão. |
Arte – Conteúdos: – Representações nas Artes Visuais, em diferentes estéticas; – A produção artística em desenho – figurativo e/ou abstrato. |