Atividade – Hora da história!
Nessa proposta de atividade, a criança ouvirá a história “A Descoberta de Clarice” no link: https://www.youtube.com/watch?v=c1nqXcYZDLg&
Depois, foi proposta a atividade abaixo.
- Faça uma lista com o nome de 5 animais domésticos.
- Entreviste 5 ou 6 pessoas perguntando quais os dois animais da sua lista que ela gostaria de ter em casa. A cada resposta dada, você fará um tracinho ao lado do nome dos animais.
- Após as entrevistas, construa uma tabela com as informações e responda às questões.
- Qual foi o animal mais votado?
- Qual o animal que recebeu a menor quantidade de votos?
- E você, votaria em qual animal?
- Agora que você já sabe qual foi o animal mais votado, e também escolheu um animal, selecione uma cena da história que você ouviu e desenhe-os. Capriche!
Lembramos que o trabalho com tabelas proporciona várias formas de exploração da aprendizagem e que podem ser definidos temas diversos: animais, frutas, jardim… Fiquem à vontade para contemplar no planejamento de aula a estratégia mais adequada aos seus objetivos. |
No quadro abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e Conteúdos presentes na atividade proposta.
Matemática – MAT |
MAT – Direitos de Aprendizagem |
– Ler, interpretar e transpor informações presentes em gráficos e tabelas; – Formular questões sobre aspectos cotidianos que gerem pesquisas e observações, para coletar dados e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados. |
MAT – Conteúdos: Leitura, interpretação e construção de tabela. |
Arte |
Arte – Direito de Aprendizagem |
– Fazer leituras, formal e simbólica, de imagens da natureza. |
Arte – Conteúdos: Representações nas Artes Visuais; Produção artística por meio de desenho. |
Ciências |
Ciências – Direito de Aprendizagem |
Compreender as relações que os seres humanos estabelecem com os demais elementos da natureza |
Ciências – Conteúdos: Classificação e características dos animais |