Atividade – Hora da história!

Nessa proposta de atividade, a criança ouvirá a história “A Descoberta de Clarice” no link: https://www.youtube.com/watch?v=c1nqXcYZDLg&  

Depois, foi proposta a atividade abaixo.

  1. Faça uma lista com o nome de 5 animais domésticos.
  2. Entreviste 5 ou 6 pessoas perguntando quais os dois animais da sua lista que ela gostaria de ter em casa. A cada resposta dada, você fará um tracinho ao lado do nome dos animais.
  3. Após as entrevistas, construa uma tabela com as informações e responda às questões.
  • Qual foi o animal mais votado?
  • Qual o animal que recebeu a menor quantidade de votos?
  • E você, votaria em qual animal?
  1. Agora que você já sabe qual foi o animal mais votado, e também escolheu um animal, selecione uma cena da história que você ouviu e desenhe-os. Capriche!
Lembramos que o trabalho com tabelas proporciona várias formas de exploração da aprendizagem e que podem ser definidos temas diversos: animais, frutas, jardim… Fiquem à vontade para contemplar no planejamento de aula a estratégia mais adequada aos seus objetivos.

No quadro abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e Conteúdos presentes na atividade proposta.

Matemática – MAT
MAT – Direitos de Aprendizagem
– Ler, interpretar e transpor informações presentes em gráficos e tabelas; – Formular questões sobre aspectos cotidianos que gerem pesquisas e observações, para coletar dados e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
MAT – Conteúdos: Leitura, interpretação e construção de tabela.
Arte
Arte – Direito de Aprendizagem
– Fazer leituras, formal e simbólica, de imagens da natureza.
Arte – Conteúdos: Representações nas Artes Visuais; Produção artística por meio de desenho.
Ciências
Ciências – Direito de Aprendizagem
Compreender as relações que os seres humanos estabelecem com os demais elementos da natureza
Ciências – Conteúdos: Classificação e características dos animais
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support