Atividade – A história dos números

Olá, Professores!

Nessa publicação, sugerimos ao estudante assistir a um vídeo sobre o surgimento dos números, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=s3GJqhX4Dwo&feature=emb_title

Após assistir ao vídeo, foi proposta a atividade a seguir.

  1. Responda às questões sobre o vídeo.
  • Por que surgiu a necessidade de se criar os números?
  • Como os homens faziam para contar quando os números ainda não existiam?
  • Escreva 3 usos dos números no nosso dia a dia.

Usamos os números para resolvermos problemas do nosso dia a dia. Vamos tentar?

  • Você tem 24 lápis de cores sortidas e tem dois estojos. Você quer arrumar os lápis para que fique a mesma quantidade nos dois estojos. Faça o desenho de como ficariam os estojos.
  • Quantos lápis ficaram em cada estojo?
  • Agora, conte como você conseguiu resolver a situação acima.

No quadro abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e os Conteúdos relacionados à atividade.

Matemática – MAT
MAT – Direitos de Aprendizagem
Construir significados para os números, realizando leituras e escritas numéricas; Representar quantidades a partir do número de elementos com registros próprios; Resolver problemas matemáticos simples.
MAT – Conteúdos: Números e operações; Problemas simples; Origem dos números; Uso do número no cotidiano.
Língua Portuguesa – LP
LP – Direitos de Aprendizagem
Desenvolver o comportamento leitor, a partir de histórias lidas por outros e/ou autonomamente, utilizando livros, revistas e demais suportes; Ter acesso e/ou sistematizar o acesso ao mundo digital; Conquistar autonomia no seu processo de letramento; Escrever observando os princípios do SEA.
LP – Conteúdos: Compreensão leitora; Gêneros digitais; Princípios e conceitos do Sistema Alfabético da Língua Escrita.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support