Atividade – A história dos números
Olá, Professores!
Nessa publicação, sugerimos ao estudante assistir a um vídeo sobre o surgimento dos números, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=s3GJqhX4Dwo&feature=emb_title
Após assistir ao vídeo, foi proposta a atividade a seguir.
- Responda às questões sobre o vídeo.
- Por que surgiu a necessidade de se criar os números?
- Como os homens faziam para contar quando os números ainda não existiam?
- Escreva 3 usos dos números no nosso dia a dia.
Usamos os números para resolvermos problemas do nosso dia a dia. Vamos tentar?
- Você tem 24 lápis de cores sortidas e tem dois estojos. Você quer arrumar os lápis para que fique a mesma quantidade nos dois estojos. Faça o desenho de como ficariam os estojos.
- Quantos lápis ficaram em cada estojo?
- Agora, conte como você conseguiu resolver a situação acima.
No quadro abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e os Conteúdos relacionados à atividade.
Matemática – MAT |
MAT – Direitos de Aprendizagem |
Construir significados para os números, realizando leituras e escritas numéricas; Representar quantidades a partir do número de elementos com registros próprios; Resolver problemas matemáticos simples. |
MAT – Conteúdos: Números e operações; Problemas simples; Origem dos números; Uso do número no cotidiano. |
Língua Portuguesa – LP |
LP – Direitos de Aprendizagem |
Desenvolver o comportamento leitor, a partir de histórias lidas por outros e/ou autonomamente, utilizando livros, revistas e demais suportes; Ter acesso e/ou sistematizar o acesso ao mundo digital; Conquistar autonomia no seu processo de letramento; Escrever observando os princípios do SEA. |
LP – Conteúdos: Compreensão leitora; Gêneros digitais; Princípios e conceitos do Sistema Alfabético da Língua Escrita. |