Atividade – A água do planeta
Olá, Professores!
Sugerimos nessa publicação que o estudante assista ao vídeo “Economize a água do planeta” https://www.youtube.com/watch?v=vnaZVvJmWEE ,
Depois, propomos a realização das atividades abaixo.
1 – Quando Charlotte entrou no banheiro, o que Silvete estava fazendo?
2 – A mãe de Silvete também estava brava com ela. Você sabe por quê?
3 – O que podemos fazer para economizar água?
4 – Faça plaquinhas para lembrar às pessoas da sua casa que devemos economizar água. Você vai precisar de folhas de papel em branco, fita adesiva, lápis de cor e lápis de escrever.
a) Escreva, em cada folha de papel, as seguintes frases:
- Feche a torneira, enquanto escova os dentes!
- Reduza o tempo do seu banho!
- Deixe sempre a torneira fechada, enquanto não utiliza a água!
b) Em seguida, pinte cada plaquinha e enfeite como quiser. O objetivo é chamar a atenção das pessoas da sua casa.
c) Fixe cada plaquinha no local adequado: em frente a pia onde escova os dentes, no banheiro, perto do local onde a mamãe lava os pratos.
No quadro abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e os Conteúdos relacionados à atividade.
Ciências da Natureza – CIEN |
CIEN – Direitos de Aprendizagem Reconhecer a importância da conservação ambiental; Reconhecer a importância do ar, do solo, da água e da luz para os seres vivos. |
CIEN – Conteúdos: Componentes bióticos e abióticos na natureza (a água). |
Língua Portuguesa – LP |
LP – Direitos de Aprendizagem Apropriar-se das convenções do Sistema de Escrita Alfabética; Ler e escrever, com certa autonomia; Ter acesso e/ou sistematizar o acesso ao mundo digital; Conquistar autonomia no seu processo de letramento. |
LP – Conteúdos: Princípios básicos do Sistema de Escrita Alfabética; Gêneros digitais. |
Geografia – GEO |
GEO – Direito de Aprendizagem Reconhecer ações socioambientais locais que constroem uma cultura de pertencimento e de convivência sustentável. Desenvolver atitudes e valores de admiração, e respeito para consigo mesmo, com outros grupos, comunidades e natureza, considerando a sustentabilidade. |
GEO – Conteúdo: Sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. |