Materiais complementares para o AEE – Educação de Surdos
Luciana | Postado em |
PROJETO GEOLIBRAS – NES – GEEBaixar
Projeto voltado para o ensino de figuras geométricas com materiais concretos nas aulas de matemática das Salas Regulares Bilíngues para Surdos. Tem como objetivo assimilar e internalizar de forma lúdica, os conteúdos/sabres dos direitos de aprendizagem e seus respectivos objetivos de aprendizagem propostos na Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (2021), para o ensino fundamental. Além de ampliar o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Catálogo de vídeos acessíveis em Língua Brasileira de Sinais – Libras, elaborado pelo Núcleo de Educação de Surdos da Gerência de Educação Especial.
SABERES E PRÁTICAS DE INCLUSÃO -SURDOS – EDUCAÇÃO INFANTIL- MECBaixar
LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf
Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades de comunicação e sinalização : surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal… [et. al.]. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunossurdos.pdf
Saberes e práticas da inclusão : desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf
Quadros,Ronice Müller de. Idéias para ensinar português para alunos surdos / Ronice Muller Quadros, Magali L. P. Schmiedt. – Brasília : MEC, SEESP, 2006.
Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno introdutório / Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.
Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno I: educação infantil. Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.
Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno II: ensino fundamental – anos iniciais. Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.
Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno III: ensino fundamental – anos finais. Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.
LINK: https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/cas
Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial. São José: IOESC, 2001.
LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com surdez. SEESP/SEED/MEC. 2007 (Série: Saberes e práticas de inclusão).
ALVEZ, C. B.; FERREIRA, J. P.; DAMÁZIO, M. M. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez. Universidade Federal do Ceará, 2010.
LINK: Vídeo Palestra disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575806
PRADO, Rosana. Universidade Federal Fluminense – CMPDI: Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de Pandemia de COVID-19 – SAEECOP, 2020.
GOMES, Isabela. Mitos e Verdades sobre o Surdo e a Libras. Dia Nacional da Libras, Secretaria de Educação do Recife – Gerência de Educação Especial, Núcleo de Estudantes Surdos, 24/04/2020.