Materiais complementares para o AEE – Educação de Surdos

PROJETO GEOLIBRAS – NES – GEEBaixar

Projeto voltado para o ensino de figuras geométricas com materiais concretos nas aulas de matemática das Salas Regulares Bilíngues para Surdos. Tem como objetivo assimilar e internalizar de forma lúdica, os conteúdos/sabres dos direitos de aprendizagem e seus respectivos objetivos de aprendizagem propostos na Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (2021), para o ensino fundamental. Além de ampliar o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais – Libras.  

CATÁLOGO LIBRAS – 2022Baixar

Catálogo de vídeos acessíveis em Língua Brasileira de Sinais – Libras, elaborado pelo Núcleo de Educação de Surdos da Gerência de Educação Especial.


SABERES E PRÁTICAS DE INCLUSÃO -SURDOS – EDUCAÇÃO INFANTIL- MECBaixar

LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf 

Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades de comunicação e sinalização : surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal… [et. al.]. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunossurdos.pdf

Saberes e práticas da inclusão : desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf

Quadros,Ronice Müller de. Idéias para ensinar português para alunos surdos / Ronice Muller Quadros, Magali L. P. Schmiedt. – Brasília : MEC, SEESP, 2006.

LINK: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-proposta-de-curriculo-para-o-ensino-de-portugues-escrito-como-segunda-lingua-para-estudantes-surdos

Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno introdutório / Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.

LINK: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-proposta-de-curriculo-para-o-ensino-de-portugues-escrito-como-segunda-lingua-para-estudantes-surdos

Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno I: educação infantil. Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.

LINK: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-proposta-de-curriculo-para-o-ensino-de-portugues-escrito-como-segunda-lingua-para-estudantes-surdos

Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno II: ensino fundamental – anos iniciais. Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.

LINK: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-proposta-de-curriculo-para-o-ensino-de-portugues-escrito-como-segunda-lingua-para-estudantes-surdos

Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da Educação Básica e do ensino superior [livro eletrônico]: caderno III: ensino fundamental – anos finais. Sandra Patrícia de Faria-Nascimento [et al.] . 1 ed. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.

LINK: https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/cas

Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial. São José: IOESC, 2001.

LINK: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com surdez. SEESP/SEED/MEC. 2007 (Série: Saberes e práticas de inclusão).

LINK: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7106-fasciculo-4-pdf&Itemid=30192

ALVEZ, C. B.; FERREIRA, J. P.; DAMÁZIO, M. M. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez. Universidade Federal do Ceará, 2010.

LINK: Vídeo Palestra disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575806

PRADO, Rosana. Universidade Federal Fluminense – CMPDI: Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de Pandemia de COVID-19 – SAEECOP, 2020.

GOMES, Isabela. Mitos e Verdades sobre o Surdo e a Libras. Dia Nacional da Libras, Secretaria de Educação do Recife – Gerência de Educação Especial, Núcleo de Estudantes Surdos, 24/04/2020.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support