Lá vem história!
Olá, professor!
Na proposta de atividade para o estudante, pedimos que ele assista ao vídeo da história “O medo que mora embaixo da cama” da escritora Mariza Tavares, com contação de Luciene Dumas e Isabela Silva (Libras)
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=pqmwprUEB1o&t=18ss
Após assistir ao vídeo, sugerimos ao estudante a realização das atividades abaixo.
- Fazer uma lista com os nomes de todas as pessoas que moram na casa dele, escrevendo-os em ordem alfabética.
- Pedir a cada pessoa da lista que cite 03 (três) medos que tenha e o estudante ir anotando ao lado do nome.
- Em seguida, desenhar qual foi o medo que apareceu mais vezes na pesquisa que ele realizou, escrevendo embaixo o nome.
Professor, fique à vontade para sugerir outras atividades aos seus estudantes, utilizando o vídeo. |
- O estudante foi orientado a enviar para você uma foto da atividade que fez, caso ele disponha de recursos tecnológicos para fazer. Caso contrário, promova uma socialização das produções assim que houver a retomada das aulas presenciais.
Na tabela abaixo, estão os Direitos de Aprendizagem e Conteúdos presentes na atividade sugerida.
Matemática – Mat. |
Mat. – Direitos de Aprendizagem |
Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e configurações e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados. |
Mat. – Conteúdo: Coleta e classificação de dados. |
Língua Portuguesa – LP |
LP – Direitos de Aprendizagem |
Apropriar-se das convenções do sistema alfabético de escrita; Ler e escrever, com certa autonomia; Ter acesso às práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais, tendo também acesso à comunicação por meio da tecnologia digital; Participar de situações de fala e escuta de textos orais, destinados à reflexão. |
LP – Conteúdo: Nome próprio; Ordem alfabética; Princípios básicos do sistema de escrita alfabética; Relato de experiência pessoal; Entrevista. |