Atividade – A fotossíntese
Olá, Professores!
Nessa proposta de atividade, compartilhamos com os estudantes um vídeo que aborda o processo de fotossíntese das plantas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=oLjjv5w3Amw
Em seguida, sugerimos a atividade abaixo.
- De onde tiramos a energia que o nosso corpo precisa para viver?
- As plantas fabricam seu próprio alimento por meio da fotossíntese. De acordo com o vídeo, desenhe a ilustração abaixo em seu caderno e escreva o nome dos elementos que fazem parte desse processo: ÁGUA (absorvida pela raiz) – GÁS CARBÔNICO (absorvido pela folha) – GÁS OXIGÊNIO (liberado pela folha) – LUZ SOLAR (sol).
No quadro abaixo, encontraremos os Direitos de Aprendizagem e Conteúdos relacionados à atividade.
CIÊNCIAS – CIEN |
CIEN – Direitos de Aprendizagem – Reconhecer a importância das plantas no ambiente; – Reconhecer a fotossíntese como o processo de produção de alimentos pelos vegetais. – Reconhecer a inter-relação entre os elementos naturais e a sociedade; e seu equilíbrio para a manutenção da vida na Terra. |
CIEN – Conteúdos: Plantas e a fotossíntese; Inter-relação entre os elementos naturais e a sociedade. |
Língua Portuguesa – LP |
LP – Direitos de Aprendizagem – Compreender os princípios que organizam o sistema alfabético; – Apropriar-se das convenções da Língua Portuguesa; – Compreender que os textos atendem a diferentes finalidades sociais, coletivas e individuais; – Escutar textos: reconhecer e produzir informações, a partir dessa escuta; – Escutar textos orais destinados à reflexão. |
LP – Conteúdos: Princípios básicos do sistema de notação alfabética; Compreensão leitora; Produção a partir da escuta de textos. |