Guia de vídeos acessíveis em Língua Brasileira de Sinais – Libras

Considerando a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015 que garante educação de qualidade à pessoa com deficiência, bem como a responsabilidade do poder público desenvolver o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

Considerando a Lei nº 10.436/2002 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio legal de comunicação e expressão e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Considerando o Decreto Federal nº 5626/2005, que assegura, obrigatoriamente, que as instituições devem garantir às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação. Como também o Decreto Municipal nº 28.587/2015, que considera a Libras como meio de comunicação e de instrução, e a estabelece como componente curricular que possibilita aos Surdos o acesso ao conhecimento, à ampliação do uso social dos sinais nos diferentes contextos e à reflexão sobre o funcionamento da língua e da linguagem em seus diferentes usos.

Apresentamos o guia abaixo, elaborado para o atual contexto de atividades remotas, após pesquisa e análise da equipe técnica do Núcleo das Salas Regulares Bilíngues para Surdos. Esse trabalho segue como sugestão para uso pedagógico pelos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife, bem como das famílias dos estudantes. Destacamos que este guia considera o regionalismo linguístico presente na Língua Brasileira de Sinais – Libras, objetivando uma compreensão mais clara dos conteúdos por parte dos estudantes Surdos.

Salientamos que os vídeos deste guia estão separados por ciclos de ensino, porém, destacamos que cabe ao(à) professor(a) selecionar qual vídeo melhor se adequa à realidade de seus estudantes e de sua turma. Indicamos vídeos com acessibilidade em Libras, que podem ser utilizados com estudantes Surdos e ouvintes nas salas de aula inclusivas, e vídeos apenas em Libras, que trazem a língua, cultura e identidades Surdas.

Indicamos também, como complemento, o canal da Gerência de Educação Especial (ACESSE CLICANDO AQUI), que contém diversos vídeos acessíveis em Libras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support