Materiais complementares para o AEE – Altas Habilidades/Superdotação

  1. SUPERDOTAÇÃO E SEUS MITOS

ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus Mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, volume 14, nº 2, São Paulo, Julho/Dezembro, 2010.

2. INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO À CRIANÇA PRECOCE (3 A 6 ANOS E 11 MESES DE IDADE)

ARAÚJO, Thiane; SANTOS, Ricardo B. Santos; XAVIER, Roberta Sarmento Barbosa. Intervenções Pedagógicas no Atendimento à Criança  Precoce (3 a 6 anos e 11 meses de idade). VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, 2013. ISSN 2175-960x

3. SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (MEC)

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. 2º edição, coordenação geral SEESP/MEC – Brasília, 2006.

4. EDUCAÇÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS/ALTAS HABILIDADES: LEGISLAÇÃO E NORMAS

CÂMARA DOS DEPUTADOS, Educação de Alunos Superdotados/Altas Habilidades: legislação e normas nacionais/ legislação internacional. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. Brasília, 2010.

5. A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ORIENTAÇÃO A PROFESSORES (MEC)

FLEITH, Denise de Souza. A Construção de Práticas Educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: orientação a professores. Volume 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

FLEITH, Denise de Souza. A Construção de Práticas Educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: atividades de estimulação de alunos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

FLEITH, Denise de Souza. A Construção de Práticas Educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: o aluno e a família.  Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

VIRGOLIM, Ângela M.R. Altas Habilidades/Superdotação: encorajado potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

6. EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

FLEITH, Denise de Souza. Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. 4º edição. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Brasília, 2006.

7. ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL

MANI, Eliane Morais de Jesus. Altas Habilidades ou Superdotação: políticas públicas e atendimento educacional em uma diretoria de ensino paulista. São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2015.

8. MODELO DE ENRIQUECIMENTO PARA TODA A ESCOLA: UM PLANO ABRANGENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS E SUPERDOTAÇÃO

RENZULLI, Joseph. Modelo de Enriquecimento para Toda a Escola: um Plano Abrangente para o Desenvolvimento de Talentos e Superdotação. Tradução de Susana Graciela Pérez Barreras Pérez. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 539 – 562, set./dez. 2014.

9. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ROMPENDO AS BARREIRAS DO ANONIMATO

SANTA CATARINA, Secretaria de Educação do Estado. Fundação Catarinense de Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação: rompendo as barreiras do anonimato. 2º edição, Florianópolis: DIOESC, 2016.

10. METODOLOGIA DE ENSINO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAçÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Wanderley Alves dos Santos. Metodologia de Ensino para Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: pesquisas bibliográficas. Goiana: Gráfica Universidade Federal de Goiás- UFG, 2018.

11. UMA TRAJETÓRIA NA IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS

VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. Viagem a “Mojave –Óki!”: uma trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em crianças de quatro a seis anos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support