Sonho, emoção e orgulho marcam viagem internacional de estudantes da rede municipal premiados na Olimpíada de Matemática do Recife

Com destino aos Estados Unidos, alunos se destacaram na terceira edição da Olimpíada de Matemática do Recife

O brilho nos olhos, o sorriso contido e a ansiedade difícil de esconder deram o tom da manhã desta sexta-feira (30) para seis estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife. Premiados na 3ª edição da Olimpíada de Matemática do Recife (OMR), eles embarcaram para os Estados Unidos, onde participam de visitas técnicas à NASA e de atividades educacionais nos parques da Disney, em Orlando. Para muitos, a primeira vez em um avião e a realização de um sonho que parecia distante.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação do Recife, reconhece o desempenho acadêmico de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação pública e a ampliação de oportunidades. Todas as despesas da viagem são custeadas pela Prefeitura do Recife. 

Entre os estudantes, a emoção se misturava ao sentimento de conquista. “É a realização de um sonho de infância. Quando ouvi meu nome, demorei a acreditar e me emocionei muito. Estou ansiosa para viver tudo isso e ver de perto o castelo da Disney, que sempre imaginei”, afirmou Larissa Rafaelle, estudante da Escola Municipal em Tempo Integral Marechal Rondon.

Além do impacto acadêmico, a experiência representa um marco na vida pessoal desses jovens. “Essa já é a minha terceira conquista. Já fui duas vezes à Disney e também tive a oportunidade de viajar para os Estados Unidos pelo Programa Recife no Mundo. Cada viagem amplia nossos horizontes, traz novos aprendizados e reforça que o estudo abre portas para o mundo”, afirmou Ana Luiza, estudante da Escola Municipal em Tempo Integral Luiz Vaz de Camões.

A emoção também se refletia entre os pais e responsáveis, que acompanham cada passo com orgulho e gratidão. Caroline Batista, mãe da estudante Larissa, destacou que a conquista veio acompanhada de muitas emoções. “É um misto de felicidade e medo, por ser a primeira viagem dela sem os pais, mas a oportunidade oferecida pela Prefeitura supera qualquer receio. Larissa se dedicou, estudou e foi premiada. Agora é agradecer e deixar ela viver esse sonho”, disse.

Pedro Vinícius, estudante da EMTI Professor José da Costa Porto, destacou a expectativa positiva para a viagem. “Estou muito feliz por realizar um sonho que é conhecer a Disney, mas especialmente animado com a visita à NASA, também gosto muito de ciência e astronomia. Já participei do Programa Recife do Mundo e já ter essa experiência me deixa mais tranquilo para aproveitar essa nova oportunidade, que com certeza será incrível”, falou o jovem.

Ana Selva, secretária executiva de Gestão Pedagógica, destacou que a iniciativa reforça o papel da educação como caminho de oportunidades. “É uma alegria ver, pelo terceiro ano, estudantes sendo premiados pelo mérito, pelo estudo e pelo desempenho em matemática. A matemática abre portas para o mundo, permitindo que esses jovens realizem sonhos como conhecer a Disney e a NASA, ampliando conhecimentos e mostrando, na prática, que o estudo transforma vidas”, disse.

Quem também esteve presente no embarque dos estudantes foi o prefeito do Recife, João Campos. Em sua fala parabenizou os estudantes pela conquista. “A Olimpíada de Matemática do Recife começou pequena e hoje mobiliza mais de 15 mil alunos. Premiar os primeiros colocados com uma viagem à Disney e à NASA é transformar dedicação e estudo em oportunidades reais. É um sonho de criança que se concretiza e mostra o cuidado do Recife com o seu futuro”, concluiu.

Além da viagem internacional para os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, a OMR também contemplou os alunos que ficaram entre o 4º e o 6º lugar com uma viagem ao município de Aquiraz, no Ceará, com visitas ao Planetário Rubens de Azevedo, ao Parque Arvorar, ao Beach Park e city tour pedagógico por Fortaleza.

Como parte da premiação, os estudantes também receberam celulares e mochilas doados pela Receita Federal, parceira estratégica da Educação no Recife. A Olimpíada de Matemática do Recife representa a chance de ampliar horizontes, fortalecer sonhos e mostrar que o conhecimento é capaz de levar estudantes da rede pública cada vez mais longe.

Rolar para cima