
Nesta sexta-feira (14), na Basílica do Carmo, estudantes da rede pública municipal participaram de um espetáculo musical que uniu tradição e inovação. O Concerto intitulado “Contratenor Barroco aos Estilos Atuais”, conduzido pelo renomado contratenor venezuelano Paul Colmenares, já passou por Curitiba, foi para Ouro Preto, Salvador e o último em Recife, proporcionou aos estudantes e docentes da Rede Municipal do Recife uma experiência única de aprendizado e imersão na história da música.
Com uma fusão entre a estética barroca, ritmos afro-brasileiros e elementos contemporâneos, a apresentação levou o público a uma viagem sonora, demonstrando como diferentes estilos musicais dialogam entre si ao longo do tempo. De forma interativa, Colmenares estimulou a participação dos estudantes, tornando o concerto mais dinâmico e envolvente.
“Estou muito feliz em estar aqui, no Recife, trazendo essa oportunidade de valorização dos espaços de aquilombamento, onde as pessoas podem se reunir, criar e compartilhar experiências. Nosso concerto é interativo e esse momento de interação com as crianças é muito importante, hoje também estamos trazendo o frevo, enriquecendo ainda mais a programação”, disse o contratenor venezuelano Paul Colmenares.
Além de proporcionar um momento artístico marcante, o evento teve como objetivo despertar o interesse dos jovens pela música e pela arte, incentivando a criatividade e a percepção musical. A experiência também reforçou o aprendizado em sala de aula, mostrando na prática como a música erudita pode se conectar com diferentes expressões culturais.
Para a estudante Karen Cristinne, da Escola Professora Almerinda Ambelina de Barcos, o momento foi emocionante. “Está sendo uma experiência incrível, um verdadeiro encontro de culturas e sensações. É algo que podemos ver e sentir, tornando tudo ainda mais especial. É muito significativo perceber a preocupação da Prefeitura em promover esse tipo de iniciativa, que nos permite conhecer novas culturas e ampliar nosso conhecimento de forma enriquecedora”, falou.
O concerto, foi um exemplo de como a música pode transformar o ambiente escolar, promovendo inclusão e enriquecimento cultural. “É uma alegria proporcionar a 250 estudantes essa experiência única. Em comemoração ao aniversário do Recife, eles participaram de um concerto interativo que conecta o canto barroco a estilos musicais contemporâneos. Além do contato com a música, a iniciativa permite a imersão no patrimônio da cidade, como a Basílica do Carmo. Esse encontro fortalece o programa de musicalização e dança da rede, celebrando Recife como um centro de arte, cultura e história”, disse Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC).