Estudantes da rede utilizam Inteligência Artificial para projetar profissões do futuro

Uma experiência inovadora aproximou tecnologia e sonhos na Escola Municipal em Tempo Integral Oswaldo Lima Filho, no Recife. Durante as aulas de Projeto de Vida, os estudantes do 6º Ano “C” participaram de uma atividade que uniu reflexão sobre o futuro e uso pedagógico da Inteligência Artificial. A proposta consistiu em criar imagens realistas dos alunos já adultos, atuando nas profissões que desejam seguir.

A ideia surgiu com o desejo de plantar uma semente de perspectiva de futuro, mostrando aos jovens a importância de projetar metas, acreditar em seus potenciais e relacionar os estudos atuais com a realização de sonhos. “Com esse projeto queríamos impactar de forma positiva a vida dos estudantes. O resultado foi emocionante, ver o brilho nos olhos deles ao se reconhecerem no futuro não tem preço. Muitos levaram a foto para casa, compartilharam com a família e se emocionaram juntos. Acho que conseguimos plantar essa sementinha de que é possível sonhar e conquistar, desde que cada um faça a sua parte. E, como são alunos do sexto ano, acredito que esse é apenas o começo de uma caminhada muito especial”, destacou a professora de educação física e projeto de vida, Andreia Luna.

Entre os impactos esperados com a iniciativa estão o aumento da motivação e do engajamento escolar, o fortalecimento da autoestima, o desenvolvimento do protagonismo, a construção de metas de vida e a ampliação do repertório sobre profissões. A ação também promoveu o uso criativo e consciente da Inteligência Artificial, mostrando como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem.

“Quando eu me vi no futuro, senti esperança. Deu ainda mais vontade de me esforçar, estudar e alcançar meu objetivo. Foi um orgulho enorme me ver assim, realizando meu sonho. Só de olhar minha foto já me deu um arrepio”, disse o estudante Willian Alexandre. Já Mariana Vitória, ficou muito emocionada.  “Eu achei muito emocionante, fiquei muito feliz porque esse é o meu sonho, crescer e ser advogada. Me emocionei bastante, foi muito especial ver como eu poderia ficar no futuro. Gostei muito da experiência e quero agradecer à professora por isso”, comentou. 

O trabalho contou com o apoio do professor de Geografia, Ítalo Almeida, que colaborou com os recursos tecnológicos para tornar o projeto possível. “Foi emocionante ver os alunos se enxergando no futuro, na profissão que sonham seguir. A Inteligência Artificial nos ajudou a transformar esse sonho em imagem, e a reação deles foi de surpresa, alegria e motivação. Foi um prazer participar desse projeto”, pontuou ìtalo.

“No currículo da Educação Integral das escolas do Recife, o componente Projeto de Vida tem como propósito contribuir para que os estudantes reflitam sobre seus sonhos e construam caminhos para realizá-los. A proposta é desenvolver autonomia, estimular habilidades e competências, além de apresentar formas e possibilidades que os ajudem a transformar seus propósitos e metas de futuro em realidade”, explicou Neusa Pontes, gerente de Educação Integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima