Educação do Recife marca presença no Rec’n’Play 2025 com a Arena Educação

Começou nesta quarta-feira (15) o Rec’n’Play 2025, e a Educação do Recife mais uma vez marca presença no maior festival de tecnologia e inovação da América Latina, realizado no Bairro do Recife Antigo. Nesta edição, a Arena Educação assume papel de destaque com o tema “Dar o Play na Educação do Futuro”, oferecendo uma programação intensa que reúne debates, oficinas, experiências imersivas e exposições tecnológicas.

Até a próxima sexta-feira (17), o público poderá vivenciar ações que unem tecnologia, criatividade e humanização do ensino, mostrando como a Rede Municipal do Recife vem se consolidando como referência nacional em inovação educacional. Professores, gestores, estudantes e pesquisadores se reúnem no Paço Alfândega e em espaços do Porto Digital para discutir os caminhos da educação pública do futuro.

“Estamos várias ativações aqui no festival. Agora mesmo está acontecendo uma palestra com técnicos da Secretaria de Educação, das áreas de Inovação, Tecnologia e Tempo Integral, compartilhando práticas inovadoras da rede. Amanhã o espaço vai ser todo de oficinas para profissionais, famílias, estudantes e todos aqueles que quiserem colocar a mão na massa e entender, na prática, o que é inovação na educação. Em Recife, a robótica envolve mais de 100 escolas e traz programação e inovação todos os dias. Mas inovação não é só tecnologia: é pensar diferente e melhorar o que já fazemos, é criar novas formas de ensinar e aprender, é assim que transformamos a educação na cidade”, falou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz. 

Nesta quarta-feira (15), a solenidade de abertura contou com painéis sobre computação e cidadania, inteligência artificial na educação, ferramentas digitais para o ensino, além de oficinas práticas com robótica, Arduino, robôs humanoides NAO e atividades sobre equidade e educomunicação.

O gerente geral de Inovação na Educação, Marcelo Dantas, destacou a importância da participação da rede no evento. “A Educação marca presença mais uma vez no Rec’n’Play com a Arena Educação e uma programação diversa, com oficinas, palestras e vivências que reforçam o compromisso da Rede Municipal com a inovação. É fundamental que a educação básica esteja conectada a esse movimento, envolvendo professores e estudantes nesse processo de transformação. Esse tipo de participação é muito relevante para o trabalho que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo na área de inovação, especialmente junto aos nossos docentes, que estão sempre se reinventando e aplicando práticas cada vez mais criativas em sala de aula”, disse. 

Entre os destaques desta edição, estão o painel “Por um Futuro da Educação com IA + Humano”, que discute o uso ético da inteligência artificial no ensino, e o Painel de Lançamentos “Inovação na Prática”, que apresenta novas ferramentas digitais da secretaria, como o Revisa Digital, o novo app EducaRecife, a Jornada do Estudante e o Chat do Professor.

O professor Plínio Maciel, da Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD) também ressaltou o papel transformador do evento. “É muito significativo ver a educação digital ocupando esse espaço no Rec’n’Play. Temos trabalhado cada vez mais com o ensino híbrido, com jogos e ferramentas digitais, e participar de um evento como esse é uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito nas escolas, trocar experiências e inspirar novas ideias. O Rec’n’Play é uma verdadeira celebração da inovação e do aprendizado, um momento de mostrar à cidade o quanto nossas escolas estão conectadas com essa nova era da educação”.

A Secretaria de Educação do Recife reforça o compromisso com uma educação pública inovadora, criativa e inclusiva, que prepara as novas gerações para o futuro e para o mundo em constante transformação.

Primeira Infância no Rec’n’Play – A Primeira Infância também preparou uma programação especial, com atividades lúdicas e educativas que reforçam o compromisso da Prefeitura do Recife com o desenvolvimento integral das crianças. As ações estão acontecendo no Laboratório Itinerante da Primeira Infância, na Rua Domingos José Martins, Praça do Arsenal, e em outros espaços do Recife Antigo.

Entre os destaques, estão as oficinas “O Caminho do Robô – Seguindo as Pistas” e “Explorador Kids – Quem guia o Robô?”, que introduzem o pensamento computacional de forma interativa e divertida; e as oficinas “Brincando de Cinema” e “Inventando com Cinema”, que despertam a imaginação e a linguagem audiovisual desde os primeiros anos de vida.

O espaço também vai sediar momentos de reflexão e trocas importantes, como as mesas-redondas “Antirracismo na Primeira Infância: Cultivar o Futuro com Raízes na Ancestralidade” e “Caderneta da Criança do Recife: o Berço da Inovação”, além da apresentação do Daruê Malungo, referência da cultura popular pernambucana, e do debate “NUPDECQuinho: Pequenos Líderes pela Resiliência Comunitária”, sobre a formação cidadã das crianças.

A agenda ainda inclui a oficina “Caminhos Verdes: Sustentabilidade no caminho de casa para a escola”, realizada em parceria com a UFPE, que convida os estudantes a explorar temas como mudanças climáticas, sustentabilidade urbana e inovação digital.

“É muito significativo ver a primeira infância ocupando espaço em um grande evento de tecnologia. Trazer oficinas e mesas de debate sobre o tema mostra que inovar também é cuidar das nossas crianças desde o começo da vida”, destaca Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima