Evento promoveu troca de experiências e apresentou projetos que fortalecem o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. Fotos: Kleyvson Santos/PCR
Na manhã desta sexta-feira (31) foi realizado um encontro especial dedicado à Educação Infantil da Rede Municipal do Recife. No auditório da Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER), professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram da Ciranda da Educação Infantil: Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Tecendo Práticas para a Construção de uma Sociedade Consciente, um evento que destacou as práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas creches municipais.
Promovida pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, a mostra reuniu educadores em um espaço dedicado à troca de saberes e à valorização das práticas vivenciadas no dia a dia das unidades de ensino. A Ciranda destacou a integração entre as experiências pedagógicas e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, como brincar, participar, expressar, explorar, conhecer-se e conviver, orientados pelos princípios éticos, estéticos e políticos que fundamentam a Educação Infantil.
Ao longo do evento, foram apresentados projetos que mostraram como o trabalho pedagógico das escolas tem favorecido o crescimento emocional, social e cognitivo das crianças, fortalecendo uma educação mais sensível, criativa e humanizada.
“É fundamental valorizar o que vem sendo construído na rede. Quando a gente expõe o nosso trabalho, estamos reconhecendo o esforço do dia a dia e aprendendo uns com os outros. Esse momento se torna uma grande inspiração para professores e professoras, que ao conhecerem outras experiências e vivências, passam a refletir sobre o próprio contexto e encontram novas ideias e temáticas para levar às suas práticas”, concluiu Ana Selva, secretária Executiva de Gestão Pedagógica.
Além da exposição dos projetos, a programação incluiu mesas de socialização, nas quais professores do berçário e dos Grupos III, IV e V puderam trocar vivências, refletir sobre práticas pedagógicas e inspirar novas abordagens para o trabalho em sala de aula.
“O Ciranda tem uma importância enorme, porque é um momento de compartilhar vivências e experiências que deram certo, não apenas pelo trabalho do professor, mas pelo envolvimento da turma, que fez tudo acontecer. É uma política pública que aproxima a comunidade da escola, trazendo as famílias para dentro desse processo. Estou muito feliz por participar e trocar aprendizados com tantos colegas”, afirmou Matheus Costa, professor CMEI Alcides Restelli Tedesco.
Marilian Sampaio, professora da creche Dorgiane dos Santos Xavier Souza, socializou o projeto: ‘Ele cresceu, eu também cresci!: a infância no espelho do plantio do milho’. “Foi uma experiência muito rica, especialmente por perceber, nos trabalhos dos colegas, como dialogamos enquanto rede, mesmo sem estarmos diretamente em contato. É inspirador ver que o que fazemos em um espaço se conecta com o trabalho de outro, fortalecendo esse olhar coletivo de cuidado, com as crianças, os ambientes e as propostas, como as hortas. Isso faz a gente perceber que não está só, mas parte de algo maior”.
A iniciativa reforçou o compromisso da Rede Municipal com a qualidade da Educação Infantil, reconhecendo o protagonismo dos profissionais que atuam nessa etapa. A partilha de experiências possibilitou que os educadores retornassem às suas unidades levando novas ideias e estratégias para o desenvolvimento das crianças em seus contextos escolares.













