Recife promove COP 30 com Crianças e Adolescentes e forma nova geração de negociadores climáticos

Serão três encontros e ao final será apresentada a Carta Compromisso com reunirá as principais sugestões elaboradas pelos participantes. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

Recife realizou a COP 30 com crianças e adolescentes neste sábado (1), no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, reunindo mais de 150 estudantes. A Iniciativa reforça o protagonismo da capital pernambucana na agenda ambiental e no incentivo à educação climática.

A COP 30 com Crianças e Adolescentes foi um encontro inovador que simulava as conferências internacionais sobre o clima. A ação, desenvolvida pela Prefeitura do Recife, reuniu estudantes da rede municipal e integrantes dos Comitês de Crianças do ProMorar Recife, que debateram ideias e formularam propostas em defesa de um futuro mais sustentável para a cidade.

A programação é a primeira de três etapas, com encontros também no Compaz Dom Hélder Câmara e na Câmara Municipal do Recife. Ao final, será apresentada a Carta Compromisso das Crianças, documento que reunirá as principais sugestões elaboradas pelos participantes.

“A COP30 é o maior encontro global sobre o clima, reunindo líderes e representantes do mundo todo para discutir ações de preservação do meio ambiente. O Recife vai participar desse importante evento em Belém, levando o compromisso da cidade com um futuro sustentável. Antes disso, estamos fazendo nossa tarefa de casa, com obras, projetos e ações que fortalecem nossa cidade. E nada mais justo que ouvir quem representa o futuro, nossas crianças e jovens, que hoje iniciam esse grande encontro. O que estamos fazendo aqui é preparar essa geração para ser protagonista das transformações que o mundo precisa”, destacou  o prefeito do Recife, João Campos. 

Inspirada no formato da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a iniciativa foi dividida em Zona Azul, destinada aos delegados mirins e adolescentes, e Zona Verde, aberta ao público. O modelo estimula o diálogo, o trabalho coletivo e o desenvolvimento de competências essenciais, como argumentação, cooperação, negociação e pensamento crítico.

A secretária de Educação, Cecília Cruz, ressaltou que a ação fortalece a integração entre aprendizagem e cidadania. “O tema do ano letivo da rede do Recife foi meio ambiente e sustentabilidade, guiando todas as atividades pedagógicas ao longo do ano. Antes da delegação que vai representar a cidade na COP30, quisemos ouvir nossas crianças e jovens, entender suas expectativas e compromissos com as comunidades onde vivem. A proposta é construir, juntos, uma lista de desejos e ações que mostrem o que o Recife e sua nova geração esperam e têm a oferecer ao mundo”, pontuou.

Entre os estudantes, o entusiasmo foi marcante. “Esse projeto da simulação da COP 30 é, para mim, uma forma de formar novos diplomatas. A gente ainda é pequeno, mas já está aprendendo a pensar grande sobre o futuro e sobre o mundo. É um projeto muito importante, porque fala sobre as mudanças climáticas, um tema atual e necessário. É ótimo poder conversar sobre isso entre adolescentes, trocar ideias e aprender juntos”, falou a estudante Pamela Yasmin, da EMTI Reitor João Alfredo. 

Já para a estudante Letícia Marques, da EMTI Pedro Augusto, participar foi uma experiência inesquecível. “Ter um evento sobre a COP 30 tão perto da gente é algo muito legal. Traz à tona essa questão climática e ambiental que estamos vivendo. Acho muito importante debater sobre isso, porque somos o futuro e vamos lidar com as consequências do que acontece hoje”, disse.

Esse momento integra o conjunto de ações que preparam o Recife para a conferência internacional que será realizada em Belém, em 2025. O projeto é resultado de uma articulação entre a Secretaria de Educação e o Gabinete de Gerenciamento do ProMorar Recife, com apoio das pastas da Mulher, Esportes, Saúde, Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, além do Gabinete de Inovação Urbana, da Executiva de Agricultura Urbana e parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima