Cerimônia reconhece talentos da Rede Municipal e valorizou o trabalho de professores e gestores. Fotos: Edson Holanda/PCR
A tarde desta quarta-feira (3) foi marcada por celebração, emoção e reconhecimento na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, onde aconteceu a cerimônia oficial de premiação da Olimpíada de Matemática do Recife (OMR) 2025. Criada para estimular o interesse pela Matemática e identificar jovens talentos, a olimpíada é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, que chegou à sua terceira edição reunindo 12.550 estudantes do 6º ao 9º ano.
Divididos em duas categorias, categoria 1 (6º e 7º ano) e categoria 2 (8º e 9º ano), os estudantes passaram por duas fases de avaliação. Na etapa final, os três primeiros colocados de cada categoria viajarão aos Estados Unidos, com visitas à Disney e à NASA, enquanto os classificados entre o 4º e o 6º lugar receberão uma viagem ao Beach Park, em Fortaleza.
A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destacou o impacto da OMR como política pública de incentivo ao conhecimento e à transformação de vidas. “Vocês chegaram até aqui porque, entre mais de 12 mil estudantes da rede, se destacaram e mostraram que a matemática pode transformar vidas. Quando toda a rede se mobiliza, estudantes, professores e famílias, a gente prova que todos são capazes de aprender e ir muito mais longe. Hoje, o que fazemos é reconhecer esse esforço e reforçar que cada um de vocês pode voar alto com a educação”, disse.
Muito animados, os campeões celebram o sonho de viajar ao exterior pela primeira vez. Na categoria 1, o primeiro lugar ficou com Valentina Correia de Lima, da EMTI Divino Espírito Santo. O segundo lugar foi conquistado por Ítalo Nascimento Melo, da EMTI Luiz Vaz de Camões, e o terceiro por Ingrid Oliveira Miguel, da EMTI José da Costa Porto.
“Eu estou muito nervosa, mas também muito feliz. Eu não esperava ganhar esse prêmio, foi uma surpresa enorme para mim. Agora estou realizando um sonho de estar indo para a Disney, é um sonho que eu nunca imaginei viver. Estou muito orgulhosa do meu esforço e agradecida pela oportunidade”, disse a estudante Valentina Correia.
Já na categoria 2, a campeã foi Larissa Rafaelle Loreto Felipe, da Escola Municipal Marechal Rondon, seguida por Ana Luísa Claudino Oliveira Patriota, da EMTI Luiz Vaz de Camões, e Pedro Vinicius Bezerra Pereira de Lima, da EMTI José da Costa Porto.
Larissa Rafaelle, sempre sonhou em conhecer a Disney. Era o presente que desejava para os 15 anos, mas sua família não tinha condições de realizar esse desejo. Determinada, ela se dedicou aos estudos e conquistou o primeiro lugar na Olimpíada de Matemática do Recife (OMR). Agora, está prestes a viver o sonho que parecia distante.
“Eu tô eufórica! Quando anunciaram os primeiros nomes, achei que não ia conseguir, mas quando chamaram o meu, meu coração disparou. É uma sensação incrível, ainda mais sabendo que minha professora, que sempre me ajudou, vai comigo. Estou muito feliz e agradeço ao prefeito João Campos e à Prefeitura do Recife por essa oportunidade que é um sonho pra mim”, contou, emocionada.
Além dos estudantes, a premiação valorizou o empenho dos educadores. Os professores, Márcio Augusto da Silva Ferreira (Categoria 1) e Vitória da Silva Farias (Categoria 2), também foram contemplados com a viagem internacional. Gestores escolares também foram reconhecidos, reforçando o papel da gestão no desempenho pedagógico.
Selecionada para a viagem ao Beach Park, em Fortaleza, a estudante Laura Lira, da Escola Municipal Karla Patrícia, celebrou o resultado com muita emoção após o anúncio da premiação. “É uma oportunidade enorme. Eu tô tão nervosa que até falta palavra, mas me esforcei muito, estudei bastante e, no fim, ver que todo esse esforço foi recompensado, que eu consegui, isso já é incrível para mim”, falou a jovem.
O prefeito do Recife, João Campos, destacou o avanço da Rede Municipal e a importância do investimento contínuo na educação. “Hoje é um dia especial, porque é uma conquista através da educação. Em 2005, meu pai criou a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, então eu tinha o compromisso de fazer aqui algo que também pudesse transformar vidas. Lançamos a OMR e pensamos em dar um reconhecimento maior: premiar os primeiros colocados com viagens para a Disney e a Nasa, nos EUA, além da viagem ao Beach Park para mais alunos. Foram mais de 12 mil estudantes inscritos e mais de 80 premiados. Parabéns a cada um de vocês. O que me alegra é ver a nossa rede fortalecida”, afirmou o prefeito.
A Olimpíada de Matemática do Recife tem se consolidado como uma das maiores ações municipais de incentivo ao conhecimento no país. Mais do que premiações, proporciona oportunidades, inspira trajetórias e fortalece o orgulho das escolas, estudantes e famílias que celebram cada conquista.
Com viagens internacionais, reconhecimento institucional e protagonismo estudantil, a edição 2025 reafirma o compromisso da cidade com a qualidade do ensino e com o futuro dos jovens recifenses.














