Espetáculo reuniu estudantes, artistas convidados e comunidade em uma noite de fé, emoção e encantamento no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, que teve o tema “A fé que nos move!”. Fotos: Kleyvson Santos/PCR
A luz suave do fim de tarde no Parque Dona Lindu ganhou um brilho especial, nesta quarta-feira (3), quando a Secretaria de Educação do Recife realizou a Cantata Natalina 2025 – A fé que nos move! O encontro envolveu o público em uma atmosfera de encanto, reunindo cerca de 300 estudantes da Rede Municipal, artistas convidados e famílias que transformam o espaço em um grande palco de celebração coletiva.
Mais do que um espetáculo, a cantata se apresenta como um abraço musical que acolhe, emociona e desperta o melhor do espírito natalino. Coral, performance e poesia se entrelaçam para dar vida a um roteiro pensado para tocar o coração do público, uma viagem sensível pelos sentimentos que o Natal inspira: amor, solidariedade, esperança e união.
“A meta do prefeito João Campos de duplicar e, depois, triplicar as vagas de creche representa muito mais do que ampliar o tempo integral: significa assegurar uma educação verdadeiramente integral. Para que uma criança se desenvolva plenamente desde muito cedo, ela precisa vivenciar todas as dimensões do desenvolvimento, arte, cultura, esporte, leitura, escrita e experiências que ampliem seu repertório. Isso envolve frequentar teatros, conhecer artistas, viver a cultura local e também subir ao palco em um espaço tão especial como o Parque Dona Lindu, pontuou a secretária de Educação, Cecília Cruz. “Hoje celebramos parte desse compromisso, promover o desenvolvimento integral das nossas crianças por meio da arte e da cultura, devolvendo à cidade um pouco do que construímos todos os dias nas escolas”, acrescentou.
Este ano, a temática “A fé que nos move” guiou cada canção e cada gesto dos estudantes, lembrando que acreditar é o primeiro passo para transformar realidades. A força dessa mensagem ganha ainda mais vida com a participação de artistas convidados que subiram no palco para dividir talento, emoção e generosidade. Entre eles, Dany Myler, Nena Queiroga, Ana Benedita, Taiguara Borges, Nega do Babado e Anderson Cleiton, que farão da música um elo entre a arte e a comunidade.
“A Cantata Natalina é uma das atividades mais bonitas que realizamos, porque reúne nossos estudantes num grande encontro entre escola, cidade e espírito natalino. É um momento de sensibilidade e confraternização, em que celebramos a vida, a fé e tudo o que construímos ao longo do ano em arte e educação. Hoje, a música encontra a educação para mostrar aquilo que fazemos de mais potente com essa garotada da rede”, falou Genivaldo Francisco, gerente do NAC.
Para as crianças a noite foi inesquecível. “A Cantata é muito importante para mim, porque eu acho tudo do Natal muito bonito. Nessa época, as pessoas ficam mais sensíveis, com mais amor no coração, e eu acho essencial que as crianças aprendam desde pequenas o verdadeiro significado do Natal”, falou a estudante Maria Clara, 10 anos, da Escola Municipal Dois Rios. Famílias, amigos e moradores da cidade já aguardam o espetáculo como um dos momentos mais especiais do calendário natalino do Recife, celebrando a alegria de ver os estudantes ocupando o centro da cena com brilho e orgulho.
Para os artistas que participam da Cantata, dividir o palco com os estudantes é mais do que uma apresentação, é a certeza de que o Natal também é feito de encontros que iluminam e fortalecem a cultura da cidade. A cantora Nena Queiroga destacou a emoção de participar da Cantata Natalina. “Eu costumo dizer que sou uma professora não frustrada. Sempre sonhei em ser professora, então tenho um respeito enorme pela educação. Juntar arte e educação, como fazemos aqui, é uma honra. Participo há uns três ou quatro anos e a emoção é sempre nova. Ver os estudantes e as famílias da rede pública participando me emociona sempre. Quero estar aqui todos os anos”, colocou.



















