Vacina Nota 10 certifica escolas e unidades de saúde em ação intersetorial no Recife

Nesta quinta-feira (11), Recife celebrou o sucesso do Projeto Piloto Vacina Nota 10, Edição 2024, em uma cerimônia de certificação que reuniu escolas e unidades de saúde participantes. O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER), e reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo gestores, professores, profissionais da saúde e convidados institucionais.

A iniciativa foi uma ação intersetorial das Secretarias de Saúde e Educação, envolveu 109 unidades de saúde e 144 escolas da rede municipal, com foco nos anos iniciais. O programa teve como objetivo estimular a vacinação e fortalecer a integração entre escolas e unidades de saúde, ampliando o acesso e a conscientização sobre a importância da imunização entre crianças, famílias e comunidades escolares. Durante a cerimônia, as unidades participantes receberam certificados em reconhecimento ao engajamento no projeto.

“Esse foi um projeto muito importante, que envolveu toda a comunidade escolar. O mais interessante é que ele foi além da vacina: trouxe um caráter pedagógico e formativo, tanto para as famílias quanto para as crianças. Estar envolvido nesse processo foi extremamente recompensador. Por isso, receber essa certificação em nome de todos que fazem a escola é uma grande honra e, sem dúvida, um momento muito especial”, falou a vice-gestora da Creche Escola Deputado Alcides Teixeira, Ester da Silva.

Já a vice-gestora da Escola Escola Presidente Tancredo Neves, Carolina Lafaiete, entende a ação como uma prioridade. “Essa articulação é muito importante porque o nosso objetivo é promover a saúde integral da criança. E nada mais justo do que unir educação e saúde para que isso aconteça de fato, já que são dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento”, disse. 

Este ano, o programa ganhou força com a publicação da Lei nº 19.245/2024, que institui o Vacina Nota 10 como política pública permanente. Com a nova legislação, todas as 421 escolas da rede municipal passam a desenvolver ações vinculadas à iniciativa, garantindo que a experiência piloto se transforme em prática contínua de promoção à saúde e educação.

Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a ação intersetorial é muito importante.  “Estou muito feliz de estar aqui hoje, não apenas por participar de mais uma ação do programa, mas porque vejo de perto a importância da integração entre setores. Saúde e educação caminham juntas e é essa união que faz a diferença. É muito animador perceber que nossas coberturas vacinais já apresentam avanços significativos em relação a quando começamos. Grande parte desse resultado se deve à estratégia de vacinação que estruturamos, entre elas a ‘Vacina Nota 10’, que tem mostrado seu sucesso e que queremos fortalecer ainda mais aqui no Recife, com a parceria cada vez mais firme entre saúde e educação”, falou.

Já a secretária de Educação, Cecília Cruz, destaca que, “Saúde e educação, juntas, são a forma mais efetiva de aproximar a gestão pública das famílias. Muitas vezes é na parceria com a saúde e a assistência social que conseguimos apoiar e trazer nossos alunos de volta. Por isso, fico muito feliz de ver que esse programa deu certo e alcançar resultados tão positivos, porque cada comunidade se uniu para ir além do proposto e garantir o melhor para nossas crianças”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima