O Teatro de Santa Isabel foi palco, nesta quinta-feira (25), do III Seminário Conectando Aprendizagens, iniciativa da Secretaria de Educação do Recife que tem como propósito fortalecer o processo de ensino e aprendizagem por meio da troca de experiências e do protagonismo das escolas. O encontro contou com a participação de cerca de 450 gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos, representando as 224 unidades da Rede Municipal de Ensino que ofertam o Ensino Fundamental. A programação teve início com a apresentação cultural “Poesias e Lampiões”, organizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC),
Criado em 2023, o Projeto Conectando Aprendizagens chegou à sua terceira edição em 2025, consolidando-se como um espaço de reflexão e construção coletiva. Neste ano, as escolas passaram por três etapas: a elaboração de um plano de ação pedagógico, a socialização das ações em pequenos grupos e, por fim, o seminário final, que reuniu todas as unidades para apresentar resultados e aprendizados.
Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife destacou a relevância do projeto. “O Conectando Aprendizagens mostra a força da nossa rede, cada escola, cada gestor e cada professor é um nó que, quando se conecta aos outros, potencializa aprendizagens e transforma comunidades. Nosso compromisso é garantir que cada estudante, em qualquer bairro do Recife, tenha acesso ao seu direito de aprender”, enfatizou a secretária.
A Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, conduziu a palestra principal da tarde, abordando estratégias para potencializar o trabalho das equipes gestoras e promover resultados cada vez mais significativos na aprendizagem dos estudantes. “Estamos no nosso terceiro encontro do Conectando Aprendizagens em 2025, um projeto que fortalece a rede ao valorizar práticas pedagógicas que dão certo. Esse é um espaço de inspiração e troca, em que cada escola aprende com a outra. Acreditamos que, ao compartilhar experiências, conseguimos superar desafios e avançar juntos”, falou Ana Selva, secretária Executiva de Gestão Pedagógica Ana Selva.
Em seguida, aconteceu a socialização de experiências pedagógicas, com relatos de cinco escolas da rede: Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas (Regional 01), Escola em Tempo Integral Professor Nilo Pedreira (Regional 02), Escola Municipal Diná de Oliveira (Regional 03), Escola Municipal Balbina Menelau (Regional 04) e Escola Municipal do Ibura (Regional 05).
“Acho muito importante, neste momento, mostrar os avanços que conseguimos. Esse é um projeto que já vem sendo construído desde o ano passado, em uma dinâmica contínua de trabalho com os alunos, levantando dificuldades, buscando estratégias e aproximando ainda mais a equipe. Foi um processo muito rico. Ao longo do tempo, fomos apresentando essas estratégias e, a cada momento em que parávamos para analisar, era possível perceber o avanço dos estudantes”, disse a coordenadora da Escola Municipal Balbina Menelau.
O seminário é um momento de integração e valorização do trabalho realizado ao longo do ano, reafirmando o compromisso da Secretaria de Educação em apoiar gestores e coordenadores no desafio de promover uma escola cada vez mais atrativa, inclusiva e inovadora.














