Escola Municipal Serra da Prata doa cerca de 100 mil tampinhas ao GAC em ação de solidariedade e sustentabilidade

A Escola Municipal Serra da Prata, localizada no Ibura, realizou nesta sexta-feira (3) a culminância do projeto “Tampinhas que Salvam Vidas”, iniciativa pedagógica desenvolvida desde abril com base no tema do ano letivo da Rede Municipal de Ensino do Recife, “Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade: tecendo práticas para a construção de uma sociedade consciente”. O evento foi marcado por um gesto solidário, a doação de aproximadamente 100 mil tampinhas plásticas ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC).

Para a gestão escolar, o momento vai além da arrecadação. “Unimos o tema da sustentabilidade da rede ao trabalho do GAC, que transforma tampinhas em recursos para crianças com câncer. Criamos uma gincana e toda a comunidade abraçou a ideia. Mostramos que a educação não se limita às salas de aula. Ela ensina valores de empatia, solidariedade e respeito ao meio ambiente, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes e participativos”, destacou a gestora da unidade, Jaqueline Dias.

A ação envolveu estudantes, professores, gestores e famílias, que se uniram ao longo do primeiro semestre para arrecadar o material, transformando a prática em um exercício de cidadania e de compromisso com o meio ambiente. Jeisse Kelly, mãe de dois estudantes, também abraçou a ideia. “Quando falaram do projeto, decidi me engajar de verdade, porque acredito muito na parceria entre família e escola. Levei a caixinha para o trabalho e, com a ajuda de colegas e clientes, arrecadamos cerca de 17 mil tampinhas. Foi um esforço coletivo que trouxe resultado para a escola e também para o meio ambiente”, disse. 

Além da entrega simbólica, a comunidade escolar apresentou uma exposição de brinquedos feitos a partir de tampinhas, reforçando o caráter criativo e sustentável do projeto. “Foi muito bom saber que estou ajudando várias crianças com câncer e suas famílias. Eu pedi tampinhas aos vizinhos, aos amigos e também pegava garrafas na rua, tirava a tampa e lavava em casa. Meu tio também ajudou bastante trazendo tampinhas. Quero continuar arrecadando”, falou Yuri Leão, estudante do 4º ano, equipe campeã da gincana, responsável por arrecadar 21.199 tampinhas. 

O Projeto do GAC “Tampinha Solidária”, atende 70 famílias por dia. Desenvolvido desde 2023, a iniciativa conta com dois eixos estratégicos: retirar as tampinhas do meio ambiente e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para o GAC-PE, que apoia crianças, adolescentes e famílias no tratamento do câncer. Atualmente, além das escolas, empresas e até cidades do interior participam, transformando a coleta em desafios e gincanas. “Isso mostra o quanto a ação gera consciência ambiental e solidariedade. Ver uma escola com pouco mais de 130 estudantes arrecadar quase 100 mil tampinhas é motivo de orgulho. É uma mobilização que forma cidadãos mais conscientes e preparados para construir um futuro sustentável”, falou a assistente social do GAC, Yonara Nascimento.

A culminância do projeto mostrou, na prática, como a educação pública pode fortalecer vínculos comunitários, incentivar práticas sustentáveis e promover ações solidárias que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima