Seminários mobilizam Rede Municipal em dia de formação dedicado aos Anos Iniciais

Programa de Correção e Fluxo Escolar e Seminário de Socialização de Experiências Exitosas dos 3º e 4º anos ocorreram simultaneamente, reunindo professores, gestores e equipes técnicas em uma jornada de troca e fortalecimento pedagógico. Foto: Kleyvson Santos/PCR

A Rede Municipal do Recife viveu, nesta quinta-feira (4), um dia intenso de formação e partilha com a realização simultânea de dois importantes seminários voltados aos Anos Iniciais. No mesmo dia a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER) ocorreram o I Seminário de Boas Práticas, Avanços e Evidências do Programa de Correção de Fluxo Escolar (PCFE) e o Seminário de Socialização de Experiências Exitosas do 3º e 4º anos, reunindo centenas de profissionais em debates e socialização de experiências.

O seminário dedicado à correção de fluxo destacou ações que vêm contribuindo para enfrentar a distorção idade/ano e ampliar as oportunidades de aprendizagem. Representando a Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais, Ana Cristina Avellar celebrou o avanço das iniciativas. “Esse momento é importante porque inspira práticas. Mesmo atendendo crianças em situação de vulnerabilidade, vemos professores transformando formação em ação. O seminário é uma pausa para compartilhar, reconhecer o percurso, celebrar avanços e sair fortalecidos. Mais do que o resultado final, o que marca é o processo, tudo o que vivemos para chegar até aqui”, destacou.

Entre as experiências apresentadas, chamou atenção o trabalho da professora Juliana Pantoja, da Escola Municipal Engenho do Meio, que apresentou estratégias desenvolvidas em uma turma de Aceleração. Para ela, a iniciativa amplia a visibilidade do trabalho docente e fortalece a rede de apoio entre as unidades. “Nós viemos com um trabalho de extensão universitária que aproxima a educação básica da universidade, promovendo uma troca dialógica entre estudantes e professores dos dois espaços. A ideia é mostrar aos alunos que a universidade também é um lugar para eles e, ao mesmo tempo, contribuir para reduzir a evasão escolar”, disse a docente. 

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS – Ao mesmo tempo em que o PCFE movimentava educadores, outro grupo de professores participava da formação destinada aos docentes do 3º e 4º anos. A programação abrangeu palestras, rodas de diálogo e relatos de práticas bem-sucedidas, conduzidos por especialistas e formadores da Rede, com foco em alfabetização, matemática e letramento.

Para a coordenadora dos Anos Iniciais da rede municipal do Recife, Magali Ribeiro, a formação reforça a importância de conectar teoria, prática e escuta profissional. “Este seminário marca o encerramento do processo formativo do ano para os professores do 4º ano. Ao longo do ano, trabalhamos dois percursos, matemática e português, e, mensalmente, os docentes participam das formações conduzidas pelas RPAs. Hoje é o momento em que todos se encontram, celebram e fortalecem esse percurso, um momento de fechamento, um espaço para partilhar experiências, reconhecer avanços e mostrar como cada docente conseguiu transformar elementos da formação em ações na sala de aula”, enfatizou.

Cerca de 300 professores participaram do seminário, que também contou com a palestra do professor Celso Vasconcellos, uma referência nacional em planejamento pedagógico.

Rolar para cima