Encontro realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife apresenta diretrizes, orientações institucionais e prioridades da Rede Municipal para o próximo ano letivo. Fotos: Kleyvson Santos/PCR
A Secretaria de Educação do Recife realizou, nesta quinta-feira (5), mais uma edição do Colegiado de Gestores, reunindo diretores e vice-diretores das unidades próprias da Rede Municipal. O encontro, realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), na Madalena, teve como objetivo alinhar práticas, apresentar diretrizes estratégicas e fortalecer a gestão escolar para o ano letivo de 2026.
A programação teve início com um momento de acolhida, animado por música ambiente, seguido da fala da secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, que destacou os principais direcionamentos institucionais e reforçou as prioridades da rede para o próximo ano.
“Fizemos questão de manter este último colegiado do ano porque, na educação, a gente encerra um ciclo já preparando o próximo. Mesmo no fim do ano, é fundamental reunir gestores para alinhar datas, esclarecer dúvidas e garantir que todas as escolas comecem 2026 prontas. Aproveitei o encontro para agradecer o engajamento da rede na participação histórica do Saeb, com 713 turmas avaliadas. Este colegiado reforça que seguimos juntos, planejando e garantindo as melhores condições para o início do próximo ano letivo”, afirmou Cecília Cruz.
Na sequência, o secretário executivo de Gestão da Rede, Gleydson Santiago, apresentou os detalhes do novo processo de Avaliação de Desempenho dos diretores e vice-diretores — pauta central do encontro. Durante a explanação, foram abordados os fundamentos da avaliação, seus objetivos, critérios de análise, matriz de competências e o cronograma com etapas e instrumentos. O novo modelo visa fortalecer a gestão escolar e aprimorar os indicadores de desempenho das unidades.
“Os colegiados de gestores acontecem durante todo o ano, e este último encontro de 2025 é essencial para alinharmos a avaliação dos gestores e as orientações do planejamento letivo de 2026. Este ano também fortalecemos os colegiados regionais, aproximando ainda mais as escolas das Gerências Regionais. Esse momento é fundamental para garantir unidade, continuidade e preparo para o próximo ano”, destacou Gleydson.
As demais executivas também apresentaram suas pautas. A Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica (SEGP) tratou da abertura do ano letivo, calendário institucional, planejamento inicial e diretrizes para monitoramento das primeiras ações de 2026. A pauta incluiu ainda orientações sobre a Feira do Conhecimento, atualizações do setor de Gestão de Pessoas e orientações do setor de Bem-Estar para promoção de ambientes escolares saudáveis, seguros e colaborativos.
Para a gestora Anailse Moura de Santos, da Escola Córrego da Bica, o colegiado é sempre um momento esperado pela rede.
“Esse momento é uma oportunidade de confraternização, de conversar sobre os avanços e desafios das escolas e de aprender com as palestras e trocas promovidas pela rede. Essa troca de experiências, entender como outro gestor resolveu um problema que ainda é desafio para sua unidade, fortalece todo o grupo e enriquece o trabalho que cada um leva de volta para a escola”, afirmou.
O encontro foi finalizado com um espaço aberto para tira-dúvidas e sugestões, possibilitando diálogo direto entre gestores e equipes técnicas da Secretaria de Educação, fortalecendo a tomada de decisão e o aprimoramento dos fluxos institucionais.












