Semana do bebê

                           

Group (3)

Décima semana do Bebê do Recife: programações contam com 950 atividades gratuitas espalhadas ao redor da cidade

No evento de abertura, além dos shows programados no palco principal, houve também exposição do Programa Mãe Coruja com fraldário.

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/04/2024 10:37 | Atualizado em: 22/04/2024 10:41

O tema do evento deste ano, que vai até o dia 28 de abril, é "Uma cidade para a Primeira Infância". (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife)
O tema do evento deste ano, que vai até o dia 28 de abril, é “Uma cidade para a Primeira Infância”. (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife)

A abertura comemorativa da décima semana do Bebê do Recife aconteceu na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. O tema do evento deste ano, que vai até o dia 28 de abril, é “Uma cidade para a Primeira Infância”. A programação, ao todo, chega a 950 atividades.

Com a presença do prefeito João Campos (PSB), a festa de abertura ocorreu no domingo (21), com apresentações do Mundo Bita, Ilana Ventura, Carol Levy e Mágico Rodrigo Lima que se apresentaram no palco do Marco Zero. 

“A Semana do Bebê 2024 está começando agora no Marco Zero, com apresentação de Mundo Bita e outras atrações. Deste domingo até o próximo são 950 ações na cidade inteira, focadas na primeira infância. A Semana do Bebê completa 10 anos. Uma ação muito importante. A gente trabalha muito o ano inteiro, mas nesta semana tem uma grande energia, uma grande carga para a primeira infância da cidade. Está lindo aqui, há muitas famílias, crianças. Que a gente possa sempre não só falar mas trabalhar e fazer pela primeira infância sempre”, declarou João Campos, durante o evento. 

No evento de abertura, além dos shows programados no palco principal, houve também exposição do Programa Mãe Coruja com fraldário, área de vacinação contra a influenza, ações no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, brinquedos infláveis e feirinha literária.

Programação extensa

A programação é exclusiva para as crianças, e entre os destaques estão as brincadeiras exploratórias com foco na autonomia, experiências, descobertas, afeto e brincadeiras livres.

Atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã na segunda-feira (22), ocorrem na Bebeteca do Compaz Dom Hélder Câmara, a partir das 10h. 

Também na segunda-feira (22), haverá uma roda de conversa educativa sobre amamentação,  com foco na conscientização, dúvidas, e benefícios. A ação da Secretaria de Saúde será na Maternidade Professor Barros Lima, às 10h.

Na terça-feira (23), às 11h, a Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna, na passarela do Pina, recebe a contação de histórias para a primeira infância. Mais tarde, às 14h haverá uma oficina de contação de histórias no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, no bairro da Várzea. 

Na quarta-feira (24), às 9h, será realizada pintura de mural na Creche Escola do Pilar. Em seguida, às 14h, na Upinha Fernanda Wanderley, rodas de conversa sobre maternidade, paternidade, e construção do afeto familiar; diferentes configurações familiares e a importância da rede de apoio familiar; e construção do vínculo através da interação lúdica.

No mesmo horário, no Tá Aprumado do Habitacional Campo de Vila, uma tarde de ativação sensorial será promovida, com o objetivo de proporcionar às crianças uma experiência sensorial, através de atividades que estimulam os sentidos e a imaginação no espaço urbano.

Na quinta-feira (25), na Creche Eduardo Campos, a partir das 7h, terá uma oficina com as famílias e responsáveis sobre a importância da vacinação para as crianças. Às 8h, no PSF de Apipucos, uma roda de conversa será movimentada sobre o uso de telas no desenvolvimento infantil e sugestões de atividades que possam promover este processo.

Nesta mesma data, às 14h, na USF Chão de Estrelas, a atividade de arte gestacional será ministrada com foco na pintura de barriga de gestantes.

A programação segue na sexta-feira (26), às 8h30, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, acontecerá o Seminário da Educação Infantil com o tema “As relações dos bebês e das crianças com a natureza: explorar como direito de aprendizagem”. 

Na sequência, no Compaz Paulo Freire, às 9h30, o Procon Recife coordena a oficina Consumo Consciente: minha fruta favorita, que consiste em uma mesa expositiva de frutas que possibilitam o estímulo dos cinco sentidos da criança. Encerrando a programação deste dia, às 16h, terá um piquenique literário na Praça da Lua.

No sábado (27), a partir das 9h, no edifício sede da Prefeitura do Recife, haverá posse das crianças do Comitê das Crianças, com o objetivo de promover a cidadania e participação social desde a infância. O Comitê das Crianças é um projeto piloto que sorteou 13 crianças da comunidade Dancing Days para debater as ações da gestão municipal para o seu território.

As atividades da 10ª Semana do Bebê do Recife serão encerradas no domingo (28). A programação contemplará os bairros de Boa Viagem e Setúbal, por meio das ações do Viva Recife nos Bairros, a partir das 13h, e o Marco Zero, no bairro do Recife, com apresentações artísticas no palco principal e atividades infantis.

Curso da primeira infância

O lançamento do curso “O desenvolvimento na primeira infância” será no Seminário da Educação Infantil, na sexta-feira (26). O curso estará disponível para todos os profissionais que trabalham com a Primeira Infância na modalidade EaD, através da Unidade Virtual de Cursos à distância do Recife – UNIREC, com carga horária de 40h. 

O curso tem os objetivos de promover reflexões sobre a importância dos vínculos afetivos, cuidados e proteção; compartilhar conceitos sobre primeira infância, política pública e direitos; contribuir com informações da Neurociência e a relevância dos 1000 dias de vida; identificar práticas, desafios e cuidados necessários para o desenvolvimento pelo na primeira infância.

A Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e a Fundação Van Leer, promove o lançamento do curso.

O que é Semana do Bebê

Instituída em lei, a Semana do Bebê do Recife é uma estratégia de mobilização social com o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos, e programas voltados para a primeira infância, que vai do nascimento até os 6 anos.

“Com a temática deste ano, a gente pensa em englobar diversas áreas que são trabalhadas na área da primeira infância, como saúde, educação, assistência social e segurança cidadã, por exemplo. Então, Recife é uma cidade que se prepara e se projeta não apenas nessa questão urbanística, já que estamos investindo muito nas Praças da Infância, no programa Mais Vida, mas também com outras diretrizes que fazem com que a polícia pública da primeira infância se propague de forma intersetorial”, destacou Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife.

Neste ano, o projeto completa uma década dando prioridade ao fortalecimento dessas políticas públicas no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, e entre outras, e oportunizando o resgate do afeto e elos familiares e sociais como estimuladores do desenvolvimento infantil.

“Com muita alegria comemoramos os dez anos da Semana do Bebê. Recife é uma cidade que cuida da primeira infância, e esse cuidado vai desde a gestão até os princípios mais importantes, como vagas em creche, acompanhamento e estímulo para desenvolvimento infantil, vacinação e espaços urbanos. Até o dia 28, a prefeitura promove uma série de atividades com foco nesta faixa etária e, sem dúvidas, esta agenda anual, uma das mais importantes da gestão municipal, reafirma o compromisso do prefeito João Campos com a pauta da primeira infância”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Décima semana do Bebê do Recife: programações contam com 950 atividades gratuitas espalhadas ao redor da cidade | Local: Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima