Olá, Professores!
Sugerimos aos pais e/ou responsáveis manusear e ler um livro infantil para o bebê para que ele crie o hábito de ouvir histórias.
No quadro abaixo, apresentamos os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem contemplados nessa atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Explorar ambientes e situações de diferentes formas, com pessoas e grupos sociais diversos, ampliando a sua noção de mundo e sua sensibilidade em relação aos outros; Conviver com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer; Participar de rodas de conversa e de relatos de experiências; de contação e leitura de histórias e poesias; de construção de narrativas; da elaboração e descrição de papéis no faz de conta; da exploração de materiais impressos, analisando as estratégias comunicativas, as variedades linguísticas e descobrindo as diversas formas de organizar o pensamento. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; Participar de vivências éticas e estéticas, com outras crianças e grupos culturais, que alarguem padrões de referência e de identidade no diálogo e o reconhecimento da diversidade; Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens. Relacionar-se, progressivamente, com o outro; Desenvolver a capacidade de escutar, em situações de interações com o meio;Imitar as variações de entonação e gestos, realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar. |