Olá, Professores!
Sabemos que exercitar o bebê auxilia no desenvolvimento da flexibilidade e da resistência. Sugerimos à família fazer movimentos de bicicleta com as pernas do bebê.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Conviver com crianças e adultos em pequenos e grandes grupos; reconhecer e respeitar as diferentes identidades e pertencimento étnico-racial, de gênero e de religião; – Brincar com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras e jogos de regras; reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia, e da solidariedade, constituindo as culturas infantis; – Explorar ambientes e situações de diferentes formas, com pessoas e grupos sociais diversos, ampliando a sua noção de mundo e sua sensibilidade em relação aos outros; – Expressar às outras crianças e/ou adultos suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, oposições, utilizando diferentes linguagens, de modo autônomo e criativo, e empenhando-se em entender o que os outros expressam; – Conhecer-se nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; – Ampliar relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; – Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos; – Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos. |