Olá, Professores!
Nessa atividade, sugerimos uma brincadeira com tubos de papel higiênico, colados na parede ou na porta, e bolinhas plásticas (de algodão ou de papel), em que a criança poderá explorar a textura dos objetos e realizar movimentos com as bolinhas pelos tubos.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.
Campos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; – Explorar amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo, e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo; – Expressar sentimentos, ideias, percepções, desejos, necessidades, pontos de vista, informações, dúvidas e descobertas, utilizando múltiplas linguagens, entendendo e considerando o que é comunicado pelos colegas e adultos. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Explorar diferentes formas de se deslocar no espaço; – Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas; – Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; – Relacionar-se, progressivamente, com o outro; – Desenvolver a capacidade de escutar, em situações de interações com o meio. |