Olá, Professores!
Com essa brincadeira estamos propondo que seja possibilitado ao bebê vivenciar de diversas maneiras os movimentos primários de deslocar o seu corpo, como: rolar, andar, pular, dar cambalhotas e fazer piruetas, sempre respeitando o seu próprio limite e buscando novas possibilidades pelo autoconhecimento corporal.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, os Direitos e os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento contemplados nessa atividade.
Campos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Conviver com crianças e adultos, e experimentar, de múltiplas formas, a gestualidade que marca sua cultura e está presente nos cuidados pessoais, dança, música, teatro, artes circenses, jogos, escuta de histórias e brincadeiras; Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; Participar de diversas atividades de cuidados pessoais e do contexto social, de brincadeiras, encenações teatrais ou circenses, danças e músicas; desenvolver práticas corporais e autonomia para cuidar de si, do outro e do ambiente; Explorar amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo, e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo; Expressar, corporalmente, emoções, ideias e opiniões, tanto nas relações cotidianas, como nas brincadeiras, dramatizações, danças, músicas, contação de histórias, dentre outras manifestações, empenhando-se em compreender o que outros também expressam. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos; Movimentar cada parte do corpo, isoladamente, sem sair do lugar; Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens; Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; Relacionar-se, progressivamente, com o outro; Utilizar o corpo, como meio de expressão e comunicação. |