Vamos passar pelo túnel?

Olá, Professores!

Sugerimos construir um túnel de caixa de papelão para a criança atravessá-lo. Essa brincadeira traz várias possibilidades para a criança explorar o espaço e conhecer o próprio corpo.

No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que podem ser observados nessa atividade.

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CONHECER-SE nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características, e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros;
BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertórioda cultura corporal e do movimento;
EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo, e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo;
CONVIVER com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Interagir com crianças da mesma faixa etária, e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos;
Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos;
Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros;
Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro;Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras;
Relacionar- se, progressivamente, com o outro.
Leia o QR code com a câmera do seu smartphone android

-OU-