Brincadeira no banho!

Prezados Professores!

Nesta atividade, sugerimos brincar de dar banho num(a) boneco(a) para auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, como também tornar o momento diário do banho atrativo e prazeroso.

No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento contemplados nessa atividade.

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimentoEscuta, fala, pensamento e imaginação.
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
– Brincar com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras e jogos de regras; reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia e da solidariedade, constituindo as culturas infantis;
 Participar das situações do cotidiano, tanto daquelas ligadas ao cuidado de si e do ambiente, como das relativas às atividades, propostas pelo(a) professor(a), e de decisões relativas à escola, aprendendo a respeitar os ritmos, os interesses e os desejos das outras pessoas;
– Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento;
– Participar de diversas atividades de cuidados pessoais e do contexto social, de brincadeiras, encenações teatrais ou circenses, danças e músicas; desenvolver práticas corporais e autonomia para cuidar de si, do outro e do ambiente;
– Conviver com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer;
– Brincar com parlendas, trava-línguas, adivinhas, textos de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo a linguagem oral, corporal, musical, dramática, escrita, entre outras.  
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
– Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos;
– Desenvolver a autonomia, compreendendo as normas sociais, reconhecendo suas conquistas e limitações;
– Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro;
– Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos; – Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens;
– Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras;
– Relacionar-se, progressivamente, com o outro.
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-OU-