Prezados Professores!
Nesta atividade, sugerimos brincar de dar banho num(a) boneco(a) para auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, como também tornar o momento diário do banho atrativo e prazeroso.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento contemplados nessa atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Brincar com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras e jogos de regras; reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia e da solidariedade, constituindo as culturas infantis; – Participar das situações do cotidiano, tanto daquelas ligadas ao cuidado de si e do ambiente, como das relativas às atividades, propostas pelo(a) professor(a), e de decisões relativas à escola, aprendendo a respeitar os ritmos, os interesses e os desejos das outras pessoas; – Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; – Participar de diversas atividades de cuidados pessoais e do contexto social, de brincadeiras, encenações teatrais ou circenses, danças e músicas; desenvolver práticas corporais e autonomia para cuidar de si, do outro e do ambiente; – Conviver com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer; – Brincar com parlendas, trava-línguas, adivinhas, textos de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo a linguagem oral, corporal, musical, dramática, escrita, entre outras. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; – Desenvolver a autonomia, compreendendo as normas sociais, reconhecendo suas conquistas e limitações; – Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro; – Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos; – Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens; – Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; – Relacionar-se, progressivamente, com o outro. |