Sabemos como é importante a exploração de materiais diversificados pelas crianças. Por isso, sugerimos ofertar aos bebês caixas de papelão em diferentes tamanhos para que eles possam explorá-las livremente.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Conviver com crianças e adultos em pequenos e grandes grupos; reconhecer e respeitar as diferentes identidades e pertencimento étnico-racial, de gênero e de religião; – Conhecer-se nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros; – Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; – Conviver com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Ampliar relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; – Conhecer e/ou reconhecer a existência das normas sociais de convivência (casa/rua/escola/comunidade); – Interagir com crianças da mesma faixa etária, e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; – Relacionar-se, progressivamente, com o outro; – Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; – Explorar diferentes formas de se deslocar no espaço; – Desenvolver a oralidade, a criatividade e a autonomia; – Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras. |