Estímulo visual

Prezados Professores!

O olhar trocado entre pais e filhos é uma experiência compartilhada que transmite informações sobre interesses e ligações recíprocas, bem como troca de sentimentos por meio de gestos, expressões faciais e sorrisos. Propomos que a família estimule a troca de olhares com os bebês, tornando as tarefas do dia a dia ricos momentos de afeto, interação e atenção.

No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento.
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
– Conviver com crianças e adultos em pequenos e grandes grupos;
– Brincar com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras;
– Explorar ambientes e situações de diferentes formas, com pessoas e grupos sociais diversos, ampliando a sua noção de mundo e sua sensibilidade, em relação aos outros;
– Expressar às outras crianças e/ou adultos suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, oposições, utilizando diferentes linguagens, de modo autônomo e criativo, e empenhando-se em entender o que os outros expressam;
– Conhecer-se nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características, e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
– Interagir com crianças da mesma faixa etária, e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos;
– Ampliar relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
– Compreender e identificar as relações de parentesco na família;
– Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos;
– Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos.

Leia o QR code com a câmera do seu smartphone android

-OU-