Olá, Professores!
Sabemos que as brincadeiras de derrubar e empilhar desenvolvem a memória e a concentração do bebê. Nessa atividade, sugerimos que as famílias montem, junto com o bebê, torre de copos plásticos para que seja derrubada e reconstruída por ele.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nessa atividade.
Campos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Conviver com crianças e adultos e experimentar, de múltiplas formas, a gestualidade que marca sua cultura, e está presente nos cuidados pessoais, dança, música, teatro, artes circenses, jogos, escuta de histórias e brincadeiras; – Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; – Participar de diversas atividades de cuidados pessoais e do contexto social, de brincadeiras, encenações teatrais ou circenses, danças e músicas; desenvolver práticas corporais e autonomia para cuidar de si, do outro e do ambiente; – Explorar amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo, e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo; – Brincar com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, objetos, materiais, construindo cenários e indumentárias para brincadeiras de faz de conta e encenações, ou para festas tradicionais, enriquecendo seu repertório e desenvolvendo seu senso estético; – Conviver com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos; – Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos; – Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; – Explorar diferentes formas de se deslocar no espaço; – Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções, como: em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; – Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas; – Perceber e reconhecer o valor estético dos objetos no cotidiano; – Conhecer e/ou compreender a sequência lógica das ações vivenciadas; – Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens. |