Olá, Professores!
Para essa atividade, sugerimos aos pais e/ou responsáveis que ofereçam aos bebês materiais reutilizáveis com suas respectivas tampas ou vasilhas plásticas, para que tenham a experiência de abrir e fechar.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento contemplados nessa atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Conviver com crianças e adultos em pequenos e grandes grupos; reconhecer e respeitar as diferentes identidades e pertencimento étnico-racial, de gênero e de religião; – Conhecer-se nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características, e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros; – Brincar, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; – Brincar com parlendas, trava-línguas, adivinhas, textos de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo a linguagem oral, corporal, musical, dramática, escrita, dentre outras; – Brincar com materiais e objetos cotidianos, associados a diferentes papéis ou cenas sociais e com elementos da natureza que apresentam diversidade de formas, texturas, cheiros, cores, tamanhos, pesos, densidades, experimentando possibilidades de transformação. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Ampliar relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; – Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; – Relacionar-se, progressivamente, com o outro; – Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; – Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; – Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover, etc.) na interação com o mundo físico, fazendo descobertas. |