Olá, professores!
Nessa atividade, sugerimos aos pais e/ou responsáveis que coloquem brinquedos e objetos presos com fita adesiva numa parede ou bandeja para o bebê tentar descolar. Ele ficará curioso para tentar pegar os objetos e as fitas serão um obstáculo interessante que ele tentará vencer.
No quadro abaixo, você encontrará os Campos de Experiências, os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
BRINCAR com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras, e jogos de regras; reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia, e da solidariedade, constituindo as culturas infantis; BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; EXPRESSAR suas observações, hipóteses e explicações sobre objetos, organismos vivos, fenômenos da natureza, características do ambiente, personagens e situações sociais, registrando-as por meio de desenhos, fotografias, gravações em áudio e vídeo, escritas e outras linguagens. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos; Desenvolver a autonomia, compreendendo as normas sociais, reconhecendo suas conquistas e limitações; Interagir com crianças da mesma faixa etária, e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, espessura, tamanho); |