Serra, serra, serrador

Olá, Professores!

A infância é uma fase muito mágica, repleta de descobertas e experiências para as crianças.

A brincadeira é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, fazendo com que ela coloque em prática todos os seus direitos e interaja com os Campos de Experiências, sendo autora principal de seu desenvolvimento.

Nessa atividade, propomos que pais e/ou responsáveis coloquem o bebê deitado com as costas no travesseiro e façam movimentos leves de vem e vai, enquanto cantam a parlenda “Serra, serra, serrador”.

No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento contemplados nessa atividade.

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
BRINCAR com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras e jogos de regras; reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia e da solidariedade, constituindo as culturas infantis;
CONHECERSE nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características, e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros;
CONVIVER com crianças e adultos, e experimentar, de múltiplas formas, a gestualidade que marca sua cultura e está presente nos cuidados pessoais, dança, música, teatro, artes circenses, jogos, escuta de histórias e brincadeiras;
BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento;
EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo;
CONHECER-SE nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo; reconhecer e valorizar o seu pertencimento de gênero étnico-racial e religioso;
CONHECER-SE no contato criativo com manifestações artísticas e culturais locais e de outras comunidades, identificando e valorizando o seu pertencimento étnico-racial, de gênero e de crença religiosa, desenvolvendo sua sensibilidade, criatividade, gosto pessoal e modo peculiar de expressão, por meio do teatro, música, dança, desenho e imagens; BRINCAR com parlendas, trava-línguas, adivinhas, textos de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo a linguagem oral, corporal, musical, dramática, escrita, dentre outras;
EXPLORAR gestos, expressões, sons da língua, rimas, imagens, textos escritos, além dos sentidos das falas cotidianas, das palavras nas poesias, parlendas, canções e nos enredos de histórias, apropriando-se desses elementos para criar novas falas, enredos, histórias e escritas, convencionais, ou não;
CONHECER-SE, a partir de uma apropriação autoral das linguagens, interagindo com os outros, reconhecendo suas preferências por pessoas, brincadeiras, lugares e histórias.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
– Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos;
– Conhecer e/ou reconhecer a existência das normas sociais de convivência (casa/rua/ escola/comunidade);
– Conhecer e interagir com as manifestações e tradições culturais brasileiras;
– Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos;
– Movimentar cada parte do corpo, isoladamente, sem sair do lugar;
– Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros;
– Exercitar os movimentos nas brincadeiras de tradição popular;
– Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro; – Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas;
– Verbalizar e/ou expressar sensações de prazer, e/ou de insatisfação, ao explorar, sensorialmente, os diferentes materiais; – Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens;
– Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras;
– Relacionar-se, progressivamente, com o outro;
– Imitar as variações de entonação e gestos, realizados pelos adultos, ao lerem histórias e ao cantarem;
– Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras;
– Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens.
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-OU-