Olá, Professores!
A infância é uma fase muito mágica, repleta de descobertas e experiências para as crianças.
A brincadeira é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, fazendo com que ela coloque em prática todos os seus direitos e interaja com os Campos de Experiências, sendo autora principal de seu desenvolvimento.
Nessa atividade, propomos que pais e/ou responsáveis coloquem o bebê deitado com as costas no travesseiro e façam movimentos leves de vem e vai, enquanto cantam a parlenda “Serra, serra, serrador”.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento contemplados nessa atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
BRINCAR com diferentes parceiros; envolver-se em variadas brincadeiras e jogos de regras; reconhecer o sentido do singular, do coletivo, da autonomia e da solidariedade, constituindo as culturas infantis; CONHECER–SE nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características, e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros; CONVIVER com crianças e adultos, e experimentar, de múltiplas formas, a gestualidade que marca sua cultura e está presente nos cuidados pessoais, dança, música, teatro, artes circenses, jogos, escuta de histórias e brincadeiras; BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo; CONHECER-SE nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo; reconhecer e valorizar o seu pertencimento de gênero étnico-racial e religioso; CONHECER-SE no contato criativo com manifestações artísticas e culturais locais e de outras comunidades, identificando e valorizando o seu pertencimento étnico-racial, de gênero e de crença religiosa, desenvolvendo sua sensibilidade, criatividade, gosto pessoal e modo peculiar de expressão, por meio do teatro, música, dança, desenho e imagens; BRINCAR com parlendas, trava-línguas, adivinhas, textos de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo a linguagem oral, corporal, musical, dramática, escrita, dentre outras; EXPLORAR gestos, expressões, sons da língua, rimas, imagens, textos escritos, além dos sentidos das falas cotidianas, das palavras nas poesias, parlendas, canções e nos enredos de histórias, apropriando-se desses elementos para criar novas falas, enredos, histórias e escritas, convencionais, ou não; CONHECER-SE, a partir de uma apropriação autoral das linguagens, interagindo com os outros, reconhecendo suas preferências por pessoas, brincadeiras, lugares e histórias. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
– Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; – Conhecer e/ou reconhecer a existência das normas sociais de convivência (casa/rua/ escola/comunidade); – Conhecer e interagir com as manifestações e tradições culturais brasileiras; – Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos; – Movimentar cada parte do corpo, isoladamente, sem sair do lugar; – Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; – Exercitar os movimentos nas brincadeiras de tradição popular; – Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro; – Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas; – Verbalizar e/ou expressar sensações de prazer, e/ou de insatisfação, ao explorar, sensorialmente, os diferentes materiais; – Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens; – Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; – Relacionar-se, progressivamente, com o outro; – Imitar as variações de entonação e gestos, realizados pelos adultos, ao lerem histórias e ao cantarem; – Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; – Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens. |