Olá, Professores!
Nessa atividade, sugerimos aos pais, mães e/ou responsáveis que colocassem à disposição da criança caixas com objetos relacionados aos nossos sentidos, proporcionando um momento de interação e aprendizagem.
No quadro abaixo, você encontrará os Campos de Experiências, os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.
Campos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo; EXPLORAR e identificar as características do mundo natural e social, nomeando-as, reagrupando-as e ordenando-as, segundo critérios diversos. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Explorar o sentido do olfato, utilizando estímulos, como encher um balão, cheirar uma flor, soprar uma vela, entre outros; Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos; Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, espessura, tamanho). |