Olá, Professores!
Nessa atividade, sugerimos às mães, pais e/ou responsáveis criar uma pipa de mão com argola de cortina ou com pulseiras lisas, e fitas de cores e texturas diferentes.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nesta atividade.
Campos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo, e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo; BRINCAR com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, objetos, materiais, construindo cenários e indumentárias para brincadeiras de faz de conta, e encenações, ou para festas tradicionais, enriquecendo seu repertório e desenvolvendo seu senso estético; CONVIVER com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos; Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; Explorar diferentes formas de se deslocar no espaço; Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro; Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas; Verbalizar e/ou expressar sensações de prazer, e/ou de insatisfação, ao explorar, sensorialmente, os diferentes materiais; Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; Relacionar-se, progressivamente, com o outro. |