Prezados Professores!
A proposta desta atividade de deslocamento de objetos para as crianças pequenas é estruturante para o desenvolvimento psicomotor, atenção e interação.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes na atividade.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento; PARTICIPAR de diversas atividades de cuidados pessoais e do contexto social, de brincadeiras, encenações teatrais ou circenses, danças e músicas; desenvolver práticas corporaise autonomia para cuidar de si, do outro e do ambiente; CONVIVER com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
· Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; · Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos; · Explorar o sentido da visão, percebendo, no espaço, objetos de formas, cores e tamanhos diversos; · Explorar movimentos de levantar, caminhar, correr, pular, saltar, rodar, puxar, empurrar, entre outros; · Explorar diferentes formas de se deslocar no espaço; · Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro; · Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras; Relacionar-se, progressivamente, com o outro. |