Dançando no espelho

Olá, Professores!

Considerando a importância da música para o desenvolvimento da criança, solicitamos à família que, por meio de brincadeiras cantadas com os bebês, usassem um espelho e outras formas de interação com as músicas sugeridas.

No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que podem ser contemplados nessa atividade.

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CONHECER-SE nas interações e construir uma identidade pessoal e cultural; valorizar suas próprias características e as das outras crianças e adultos, constituindo uma confiança em si e uma atitude acolhedora e respeitosa, em relação aos outros;
CONVIVER com crianças e adultos, e experimentar, de múltiplas formas, a gestualidade que marca sua cultura e está presente nos cuidados pessoais, dança, música, teatro, artes circenses, jogos, escuta de histórias e brincadeiras;
BRINCAR, utilizando movimentos, para se expressar, explorar espaços, objetos e situações; imitar, jogar, imaginar, interagir e utilizar, criativamente, o repertório da cultura corporal e do movimento;
EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas; descobrir modos de ocupação e de uso do espaço, com o corpo, e adquirir a compreensão do seu corpo no espaço, no tempo e no grupo;
BRINCAR com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, objetos, materiais, construindo cenários e indumentárias para brincadeiras de faz de conta e encenações, ou para festas tradicionais, enriquecendo seu repertório e desenvolvendo seu senso estético;
BRINCAR com parlendas, trava-línguas, adivinhas, textos de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo a linguagem oral, corporal, musical, dramática, escrita, dentre outras.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Interagir com crianças da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos;
Conhecer e interagir com as manifestações e tradições culturais brasileiras;
Identificar, no seu corpo, as partes que se movimentam e os limites, exprimindo emoções, necessidades e desejos;
Vivenciar o movimento, percebendo os limites espaciais e corporais, em relação ao seu próprio corpo e ao corpo do outro;
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas;
Desenvolver a oralidade, a criatividade e a autonomia;
Observar a similaridade entre os movimentos do seu corpo e do corpo dos animais, dos elementos da natureza, entre outros;
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas, em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.
Leia o QR code com a câmera do seu smartphone android

-OU-