Olá, professores!
Sugerimos às famílias que instiguem a curiosidade da criança para a percepção de diversos sons do ambiente em que se encontram.
No quadro abaixo, estão os Campos de Experiências, Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento presentes nessa atividade.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
EXPLORAR ambientes e situações de diferentes formas, com pessoas e grupos sociais diversos, ampliando a sua noção de mundo, e sua sensibilidade em relação aos outros. EXPRESSAR, corporalmente, emoções, ideias e opiniões, tanto nas relações cotidianas, como nas brincadeiras, dramatizações, danças, músicas, contação de histórias, dentre outras manifestações, empenhando-se em compreender o que outros também expressam. BRINCAR com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, objetos, materiais, construindo cenários e indumentárias para brincadeiras de faz de conta, e encenações, ou para festas tradicionais, enriquecendo seu repertório, e desenvolvendo seu senso estético. CONVIVER com crianças e adultos, compartilhando situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Interagir com crianças da mesma faixa etária, e com adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos. Ampliar relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Explorar, e/ou imitar os sons vocais e corporais. Reconhecer a utilização expressiva dos diferentes sons. Perceber e identificar os sons, produzidos no cotidiano. Verbalizar e/ou expressar sensações de prazer, e/ou de insatisfação, ao explorar, sensorialmente, os diferentes materiais. Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por múltiplas linguagens. Desenvolver a linguagem oral, através das interações e brincadeiras. Relacionar- se, progressivamente, com o outro. Desenvolver a capacidade de escutar, em situações de interações com o meio. Desenvolver a oralidade, a criatividade, e a autonomia. |